Celebração do Dia C

Ocemg Dia C-88A celebração do Dia de Cooperar acontece sempre no primeiro sábado do mês de julho, que este ano será no dia 1º. Neste dia também é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2017 tem como tema a inclusão, com o slogan “cooperativas garantem que ninguém fique para trás”.

Este ano, vamos comemorar essa data tão importante com as ações do Dia C, mostrando comprometimento com o voluntariado cooperativista! #vemcooperar

Um pouco de história

Recorte doisO Dia C nasceu em 2009, de um projeto inovador do Sistema Ocemg, com o propósito de promover a responsabilidade social e colocar em prática os princípios e valores do cooperativismo, por meio de ações voluntárias.

Rapidamente, o projeto ganhou a simpatia de diversas cooperativas do Estado, que passaram a apoiar e desenvolvê-lo anualmente. Hoje, o Dia C é um grande programa nacional que faz parte da agenda estratégica do segmento.

Cada vez mais o Dia C colabora para conectar uma rede de pessoas que têm em comum a busca do bem coletivo e da transformação.

Por que participar do Dia C?

Sicoob CredinorO Dia C representa o compromisso do cooperativismo mineiro com o próximo. O projeto mobiliza uma multidão de voluntários e conduz atividades diversificadas, de acordo com as necessidades das comunidades em que as cooperativas estão inseridas.

Participar dessa ação é um ato de solidariedade e uma maneira de reafirmar o sétimo princípio do cooperativismo, do interesse pela comunidade.

Não fique de fora. Participe! Seja voluntário!

Kit de divulgação

5As cooperativas que realizarem as inscrições para o Dia C 2017 até o dia 28 de abril receberão um kit de divulgação da campanha, contendo materiais como leques, ecobags, bonés, squeezes e chaveiros.

Cada cooperativa ficará responsável pela reprodução dos materiais, caso necessite de uma maior quantidade. Para isso, devem obedecer a identidade visual da campanha, disponível na seção Downloads deste blog.

Inscrições Dia C 2017

abertasSua cooperativa já está inscrita participar do Dia C 2017 O prazo final é até o dia 23 de junho. Para se inscrever, consulte todas as informações sobre o projeto no regulamento e em seguida clique no Sistema de Informação Gerencial (SIG), preenchendo todos os campos necessários.
Estas informações são muito importantes, não deixe de preencher e qualquer dúvida entre em contato com a Gerência de Capacitação pelos telefones (31) 3025-7081 / (31) 3025-7110.
Não fique de fora deste grande movimento de solidariedade cooperativista!

Dia C 2017: veja como é fácil participar

hParticipar do Dia C 2017 é bem simples. Basta que a cooperativa esteja regular junto ao Sistema Ocemg e manifeste interesse em integrar o projeto através de cadastro no Sistema de Informação Gerencial (SIG).

As cooperativas ou Postos de Atendimento (PA) podem realizar as ações individuais ou em parceria com outras cooperativas, fomentando a intercooperação. No ato da inscrição, todas as cooperativas integrantes do projeto deverão ser identificadas.

Consulte as regras do Dia C disponíveis na seção regulamento deste blog e veja o passo a passo de como participar!

Doação de alimentos

CapturarAjudar  a quem precisa, é com este foco que o Sistema Ocemg destinou 86kg de alimentos não perecíveis para o Centro de Educação e Profissão – Colmeia, de Belo Horizonte, no último dia 14 de fevereiro.

A instituição trabalha há 50 anos com o acolhimento de crianças e jovens de zero a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Localizada no Bairro Gameleira, a instituição, hoje atende 26 crianças e jovens em tempo integral.

Sicoob Credicopa

Conheça o vídeo produzido pelo Sicoob Credicopa, durante o lançamento da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C 2017), no dia 09 de março, na sede do Sistema Ocemg.

Carta de reconhecimento do Vaticano

papa_francisco1Na última semana, o Sistema Ocemg recebeu um comunicado de reconhecimento do Vaticano em relação ao projeto Dia de Cooperar – Dia C. Em 2016, a entidade, por intermédio do arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, apresentou a iniciativa e encaminhou os materiais de divulgação do maior projeto cooperativista de voluntariado do país ao Papa.

Em resposta, o Papa Francisco transmitiu via carta assinada pelo Assessor para os Assuntos Gerais do Vaticano, Mons. Paolo Borgia, “votos e preces ao Céu, pelo bem-estar pessoal e familiar de todas as cooperativas participantes do projeto que pelo bom êxito no desempenho das suas atividades, a fim de cooperarem sempre com o espírito fraterno para o maior bem de todos os homens”.

A carta foi entregue diretamente à Arquidiocese de Belo Horizonte, que também já havia elogiado a proposta e os resultados do Dia C. O propósito agora é apresentar, em audiência, e de forma detalhada, o projeto ao Papa.
Nos últimos anos, o Pontífice tem enfatizado a importância da cooperação e das cooperativas para amenizar as desigualdades sociais se referindo ao segmento cooperativista como inovador e criativo.

Clique aqui, e confira na integra a carta

Doação de cooperativistas chega à Associação Laramara

Foto Ingrid OliveiraDeficientes visuais atendidos pela Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência – Laramara receberam, no dia 7 de março, sete bengalas compradas com a doação de cooperativistas mineiros que participaram do X Seminário de Responsabilidade Social, realizado em dezembro. A arrecadação de R$ 541 aconteceu no momento em que o palestrante e professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC), Pedro Lins, envolveu os presentes em uma ação lúdica de recolhimento de donativos em dinheiro, levando à reflexão sobre a diferença entre assistencialismo e voluntariado com propósito.

As bengalas foram entregues no mês de março em decorrência das festas de final de ano, férias escolares e o Carnaval. “Esperamos o retorno das atividades para entregar aqui na associação em nome dos cooperativistas mineiros as bengalas a cada um dos atendidos pela Laramara”, explicou Cristiano Gomes, responsável pelo setor de projetos e parcerias da Laramara.