Uma noite de muitas emoções

23 blogMais de 500 pessoas compareceram ao Arcos Clube no dia 12 de maio para participar do evento “Comida de Boteco”, promovido pelo Sicoob Arcomcredi em prol do Lar Pousada dos Berto. A noite foi marcada por momentos que emocionaram o público. A primeira atração foi uma performance artística do coreógrafo Donizetti Bernardes, seguida da apresentação do vídeo sobre o Lar, produção que traz um relato tocante sobre a rotina dos internos. Toda a renda obtida com o evento foi revertida para a execução de melhorias na entidade.

Dia C Minasul

Minas sulA Minasul em parceria com algumas instituições do Sul de Minas, promoveu no dia 02 de julho, das 08h às12h, o Dia de Cooperar, na Escola Municipal Emílio Justiniano Resende Silva (Escola dos Tachos). Leia mais…

Mutirão do Bem

FencomEm 2016, a Fencom e as cooperativas filiadas participaram firmemente do Dia C com a realização de várias atividades. Uma delas foi em parceria com a Fundação Hemominas mobilizando as pessoas a doarem sangue.

A segunda ação foi em prol do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio aos Moradores de Ribeirão das Neves – IDAP, que recebeu roupas, agasalhos, livros e brinquedos que serão distribuídos no Dia das Crianças e no Natal. As ações realizadas pela cooperativa foi mais uma demonstração do cuidado e preocupação dela com a sociedade.

Ações que constroem e transformam vidas

Logotipo 2016 copyEm mais uma edição do Dia C, as cooperativas mineiras colocaram em prática os valores e princípios do cooperativismo. Envolvidas com essa missão, todas as cooperativas envolvidas com a ação se empenharam e realizaram a oitava edição do projeto com louvor, pois cada ação contribuiu com a mudança de vida das pessoas beneficiadas reforçando a força do voluntariado e a importância do cuidado com o outro.

Dividindo valores e princípios

27822651390_36e67329bc_o (1)Os sete princípios do cooperativismo: adesão voluntária, gestão democrática, participação econômica equitativa, autonomia e independência; educação e formação; intercooperação e interesse pela comunidade são linhas orientadoras por meio das quais as cooperativas levam os seus valores à prática, permitindo abordar os temas sociais sob uma ótica propositiva e original.

Orientação Cooperativista

O Dia C atesta o alinhamento do Sistema Ocemg e das cooperativas mineiras com os valores globais do cooperativismo que permeiam a ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.

Na tradição de seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos de honestidade, transparência responsabilidade social e preocupação com o próximo.

Simplicidade

SimplicidadeFortalecer as pessoas e as instituições é uma das melhores contribuições oferecidas pelo Dia C. E fazer com simplicidade pode ser a chave de sucesso. Ações simples e concretas foram efetivadas pelas cooperativas que contaram com o apoio e a dedicação dos voluntários que não pouparam esforços para materializar cada ação proposta. As práticas diretas, objetivas e focadas nas pessoas demonstraram a força do cooperativismo voluntariado mineiro e a satisfação dos resultados alcançados.

Manhã de Solidariedade

abaeteNo dia 02 de julho, a Cooperabaeté e o Sicoob Credioeste realizaram juntos, o Dia de Cooperar. O evento aconteceu na Praça da Prefeitura de Abaeté, em parceria com a Feirinha. O projeto deste ano foi intitulado “Manhã de solidariedade”, e por ele mais de 2000 pessoas vivenciaram uma manhã repleta de atrações culturais, promoção à saúde e bem-estar, esporte e lazer, além de contribuir com duas instituições sociais, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Abaeté (APAE) e Sociedade São Vicente de Paulo de Abaeté (Vila Vicentina).

Balanço Social

socialAs atividades realizadas durante o Dia C poderão ser inseridas pelas cooperativas no seu Balanço Social. O balanço tem como função tornar públicas as atividades de Responsabilidade Social da entidade e dar transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Para isso, é fundamental que as atividades sejam bem organizadas, com equipes bastante motivadas e comprometidas, para que os projetos sejam diferenciais na vida das pessoas.

Força Total para o Dia C

Dia C CoopatosA Coopatos participou com força total em mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C). A primeira ação aconteceu no dia 19 de junho, no Parque Municipal do Mocambo, em Patos de Minas, e foi desenvolvida com outras cooperativas da cidade, em parceria com a Unipam e IEF. Na ocasião, foram distribuídas mais de 10 mil mudas de Crotalária, planta que ajuda na eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Leia mais…