O Dia e os ODS

OnuDesde 2016, as cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais em 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implantados por todos os países do mundo e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente. Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável.

Ações confirmadas

Dia CA pouco mais de um mês da celebração do Dia de Cooperar (Dia C), em 1ª de julho, as mais de 200 cooperativas inscritas no maior projeto de voluntariado cooperativista do país já estão a todo o vapor no desenvolvimento dos 172 projetos cadastrados.

Reuniões e encontros com a comunidade e parceiros já estão acontecendo, com temáticas variadas. O Sicoob Credilivre, de Manhuaçu, por exemplo, fará um trabalho de proteção dos rios na região da Zona da Mata de Minas Gerais por meio do projeto “Água é vida ? recuperando nascentes”. Já a Coopsev, de Belo Horizonte, realizará um dia de saúde para os adolescentes do Aglomerado da Serra, uma comunidade da capital. 

Os exemplos de solidariedade vão desde ações pontuais como doação de roupas, sangue, alimentos perecíveis e reformas de instituições; a ações contínuas como revitalização de nascentes e plantio de árvores. São ações que já beneficiaram mais de 300 mil pessoas em 2016, com o engajamento de 34 mil voluntários, e que serão ampliadas neste ano.

As cooperativas que ainda não se inscreveram ainda podem fazê-lo até o dia 23 de junho, através do Sistema de Informação Gerencial (SIG), clicando aqui. Participe desta rede de solidariedade e não fique de fora desta corrente do bem!

Acompanhe as iniciativas

Não deixe de enviar as informações das ações do Dia C 2017. Aqui é o principal canal para que todos conheçam as ações de voluntariado cooperativista que vem transformando e modificando a vida de milhares de pessoas. Envie fotos e release para comunicacao@minasgerais.coop.br. Compartilhe a sua ação!

Dia C em Uberlândia

Blog 22As cooperativas de Uberlândia Sicoob Creditril, Sicoob Cred Ufu, Calu, Uniodonto e Unipsico em mais um ano uniram forças para realizar as ações de voluntariado do Dia de Cooperar (Dia C). No dia 9 de maio, os representantes de cada uma delas se reuniram no Centro Administrativo do Sicoob Creditril, para planejar a ação, que beneficiará as Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU), que serão contempladas com donativos (roupas, alimentos não perecíveis).

As CCAU foram fundadas em 1983 pelo Frei Fúlvio Sabia e Claudiana Maria de Morais com o grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Hoje, as CCAU contam com seis unidades que acolhem 710 crianças entre 4 meses e 16 anos.

Voluntariado cooperativista

19446394526_269992f0e2_oPodemos falar em voluntariado cooperativista quando essa doutrina influencia os cooperados e empregados desses empreendimentos para a prática de ações voluntárias transformadoras.

As cooperativas, com sua grande capacidade de mobilização demonstra sua vocação para o voluntariado cooperativo realizando iniciativas concretas de inserção dos indivíduos nessas organizações de produção e trabalho, e de desenvolvimento socioeconômico, com o poder de transformar vidas.

Em 2016, as ações do Dia de Cooperar (Dia C) contaram com a participação de mais de 34 mil voluntários. Participe do Dia C 2017 e venha integrar esta grande corrente de solidariedade, seja um voluntário.

 

Iniciativa

177000815As cooperativas são independentes para propor e executar as ações do Dia C, e em cada cidade, as atividades de voluntariado variam de campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, livros, roupas e materiais de limpeza, prestação de serviços à comunidade, ações que também vem inspirando as comunidades locais a contribuírem de forma concreta para o desenvolvimento local e cuidado com o próximo.

Inscreva sua cooperativa até do dia 23 de junho, clicando aqui! Sua iniciativa contribui com um mundo melhor.

Falta você!

United friendsMais de 200 cooperativas já se inscreveram para o Dia de Cooperar 2017, mas notamos que a sua cooperativa ainda não se inscreveu e a participação de todas as cooperativas mineiras é muito importante.

Clique aqui e se inscreva e não fique de fora!

Celebração

Recorte dois
O Dia C 2017 será celebrado pelo Sistema Ocemg no dia 1º de julho, na Praça Carlos Chagas popularmente conhecida como “Praça da Assembleia”. Fique atento!  Em breve será divulgada a programação completa com atrações imperdíveis. Acompanhe.

Dia C no Sicoob Aracredi

Sicoob AracrediNo dia 5 de maio, o Sicoob Aracredi promoveu um café da manhã para divulgar mais uma edição do Dia de Cooperar. Estiveram presentes autoridades, parceiros, associados e colaboradores. Na oportunidade foram divulgados os resultados da campanha de 2016.

Nos meses de maio e junho diversos eventos estão programados como arrecadação de agasalhos para doação a entidades carentes, noite do macarrão, arrecadação de cestas básicas junto aos associados do Sicoob Aracredi, doação de sangue, e atividades de integração, lazer, cultura, promoção da saúde, preservação do meio ambiente entre outras atividades.

Fique atento e acompanhe todas as ações!