19/09/2018

ODS 6

ODS 6Água limpa e saneamento

O sexto objetivo dos ODS é garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. A meta até 2030 é alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos. Também, buscar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, além de acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade. Até 2020, o intuito é proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos. Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais para melhorar a gestão da água e do saneamento. Leia mais…

18/09/2018

ODS 5

5 odsIgualdade de Gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas é o objetivo do quinto tópico dos ODS. O foco é acabar com todas as formas de discriminação e protegê-las nas esferas pública e privada, incluindo o combate ao tráfico e à exploração sexual, dentre outros problemas. Dentro do objetivo está a realização de reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais. Leia mais…

17/09/2018

ODS 4

4Educação para todos

Assegurar a educação inclusiva e de qualidade e também promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Este é o quarto objetivo para um futuro sustentável . Como meta para os próximos anos, é fundamental garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário com qualidade. É de extrema importância apoiar também a educação para homens e mulheres , seja na alfabetização, técnica ou superior de qualidade. Leia mais…

14/09/2018

ODS 3

Saúde e qualidade de vida

ODS 3Seguindo com a série dos objetivos globais, o terceiro tópico pretende assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Outra preocupação é a de, em todas as idades. Outra preocupação é a de, até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por cem mil nascidos vivos. Reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas, entre outros. Acabar com as epidemias de AIDS e de outras doenças transmissíveis também faz parte deste objetivo. Leia mais…

13/09/2018

ODS 2

Erradicação da fome

2O segundo objetivo global é eliminar a fome, alcançar a melhoria da nutrição, a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável. O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo – 2015, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cita os avanços brasileiros na diminuição do número de pessoas em situação de fome nos últimos anos. O Brasil, entre os países mais populosos, teve a maior queda de subalimentados entre 2002 e 2014, 82,1%. A América Latina reduziu em 43,1% esse total.

Sugestão de ações: criação de hortas comunitárias. Programa de acompanhamento nutricional com idosos e crianças.

12/09/2018

ODS 1

ODS 1Acabar com a pobreza no mundo

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o número de pessoas que vivem em extrema pobreza diminuiu mais da metade desde 1990. Porém, cerca de 836 milhões de pessoas ainda vivem com menos de R$4,45 reais por dia.

Sugestão de ações: Cursos profissionalizantes para famílias em situação de risco, para que os mesmos consigam seu próprio sustento.

11/09/2018

Conheça os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015), foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos do Milênio (ODM), de forma a completa-los e responder a novos desafios. São integrados, indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

A agenda consiste em uma declaração – 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas.

A partir do dia 12 de setembro vamos mostrar cada um dos ODS para que as cooperativas entendam como contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

10/09/2018

Websérie Dia C

Ocemg Dia C Dia de CooperarClique aqui e conheça um pouco da história do Dia de Cooperar, movimento que nasceu em Minas Gerais e que tomou conta de todo o país.

 

 

06/09/2018

Fortalecimento

stockxpertcom_id17106751_jpg_5043a64b70f2205e4a7821f8f09eafabFortalecer as pessoas e as instituições é uma das melhores contribuições oferecidas pelo Dia C. E fazer com simplicidade pode ser a chave de sucesso. Ações simples e concretas foram efetivadas pelas cooperativas que contaram com o apoio e dedicação dos voluntários que não pouparam esforços para materializar cada ação proposta. As práticas diretas, objetivas e focadas nas pessoas demonstraram a força do cooperativismo voluntariado mineiro e a satisfação dos resultados alcançados.

05/09/2018

Desafio motivador

iStock_000021583116LargeO Dia C é um grande movimento de voluntariado cooperativista, que nasceu em Minas Gerais e hoje é realizado em todo o país. Leia mais…