OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

11/05/2018
Profissionais de RH se reúnem na Casa do Cooperativismo Mineiro

Com foco na Gestão de Pessoas, o VIII Encontro Estadual dos Profissionais de RH das Cooperativas de Minas Gerais reuniu 70 participantes, no dia 10 de maio, na sede do Sistema Ocemg. O objetivo do evento foi apresentar conceitos de inovação e pensamento criativo.

O setor de RH é responsável por cuidar do principal bem do cooperativismo que são as pessoas. E para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o foco deve ser na retenção de talentos. "As cooperativas devem ser conduzidas por gente preparada, competente, pessoas que ingressaram na organização porque os profissionais de Recursos Humanos selecionaram. Por isso esse trabalho é tão importante, porque reflete nos resultados do negócio cooperativo", frisou.

Lígia Fascioni, palestrante e escritora, conduziu palestras e workshops que propuseram uma nova visão sobre o papel estratégico da gestão de pessoas. Segundo ela, os profissionais da área têm semelhanças com os do Marketing no sentido de terem foco em agregar valor e gerenciar relacionamentos. "É preciso descobrir o que é valioso para meu público e, a partir daí, construir como minha cooperativa deve se relacionar com essas pessoas a longo prazo. Esse é um exercício constante", explicou.

Os temas instigaram os participantes a levar proposições para as cooperativas. ?Está sendo uma experiência bastante reflexiva, nos faz pensar no que podemos apresentar de novidade para nossos colaboradores, além de nos estimular a desenvolver a criatividade?, comentou Francislene Moreto, coordenadora de RH da Coaperiodoce, de Governador Valadares.

"Vimos no encontro o que há de mais moderno em conceitos a serem aplicados na nossa rotina de trabalho. Muitas vezes ouvimos sobre certos termos e não sabemos o que realmente são na prática, mas a palestrante nos deu exemplos de uma forma tão desconstruída, que fez com que pensássemos fora da caixa para tentar enxergar além do modelo convencional", afirmou Telma de Carvalho, analista de RH do Sicoob Central Crediminas.

Segundo o gestor de RH do Sicoob AC Credi, de Governador Valadares, Vinícius Freitas, sugerir melhorias dentro da cooperativa é um exercício constante. "Às vezes ficamos muito consumidos no trabalho e não conseguimos propor mudanças de ações ou atitudes que irão contribuir para o cotidiano dos colaboradores", reforçou.

Valdenir Gouvêa, gestor Administrativo Financeiro e de RH da Cooprata, da cidade do Prata, contou que vai levar os ensinamentos do evento para outros setores. "Fez que com pensemos em inovar na cooperativa como um todo, nos dando bagagem para que possamos aprimorar nosso trabalho no dia a dia", reforçou.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100