OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

08/06/2018
Sistema Ocemg investe em capacitação e disseminação do cooperativismo

Com foco na formação profissional e na disseminação da cultura cooperativista, o Sistema Ocemg realizou, em 2017, mais de 400 atividades de capacitação, que registraram mais de 23 mil participantes.

Os números são resultado do investimento da organização em cursos, palestras, programas de desenvolvimento gerencial e estratégico, inclusive de âmbito internacional, workshops, encontros profissionais, seminários, e programas de graduação e especialização que compõem o portfólio da entidade.

Esses dados são celebrados no ano em que a Medida Provisória (MP) 1.715, que criou o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), completa 20 anos. A entidade é o braço de atuação responsável por ações de formação profissional, monitoramento e promoção social. Segundo o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, foi a partir da criação do Sescoop que houve um salto na qualificação dos cooperativistas e o segmento não parou mais de crescer. Em Minas Gerais, o Sescoop-MG iniciou os trabalhos em 2001.

Para este ano, a gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, acredita no aumento do trabalho da organização nesse sentido, assim como na maior proximidade com as cooperativas. "Temos bons problemas pela frente, como não permitir queda na qualidade dos programas oferecidos e promover uma dinâmica de evolução e inovação contínua. Além disso, buscamos alcançar índices de satisfação dos participantes cada vez mais elevados e propiciar a participação crescente de dirigentes, conselheiros, empregados e cooperados por meio da intensificação do processo de regionalização das ações", afirma.

Abrangência

A fim atender bem a todos os públicos das cooperativas, o Sistema Ocemg criou frentes de atuação, como explica Sayar: "As iniciativas de capacitação são agrupadas de acordo com os níveis de complexidade e a necessidade de abordagens mais instrumentais, gerenciais ou estratégicas, dependendo da maturidade gerencial das cooperativas para participarem de cada programa de acordo com o conteúdo que será aplicado, além de ações relacionadas à disseminação da cultura cooperativista. Essa divisão é essencial para garantir tanto a aplicabilidade das informações quanto para manter o alto índice de satisfação dos participantes".

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100