OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

12/06/2018
Cooperativas podem se inscrever no Dia C até 22 de junho

As cooperativas mineiras têm até o dia 22 de junho para confirmar a inscrição dos seus projetos de responsabilidade socioambiental no maior movimento nacional de estímulo a iniciativas voluntárias, o Dia de Cooperar (Dia C) 2018. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Informação Gerencial (SIG)  até a data prevista, a fim de garantir o recebimento do kit de divulgação.

Vanguardista, o Dia C promove a valorização das ações de responsabilidade social pelas cooperativas, um posicionamento adotado pelas maiores empresas do mundo. "A preocupação com o ambiente e com as comunidades é um diferencial competitivo no mundo dos negócios atualmente. E o cooperativismo traz no seu cerne valores e princípios que estimulam o cuidado o próximo e com os recursos naturais. Isso aumenta ainda mais a relevância do Dia de Cooperar", ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

"O Dia C insere as cooperativas como parte transformadora do planeta, pois ao cuidarem do seu entorno, elas estão trabalhando para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU", explica a gerente de Capacitação da organização, Andréa Sayar.

Criada em 2009, pelo Sistema Ocemg, e nacionalizada em 2014, a iniciativa beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil, somente em 2017. O movimento repercutiu fora do país, chamando atenção do Papa Francisco, que enviou, no início de 2017, um comunicado de reconhecimento ao Dia C à organização. Também no ano passado, no mês de novembro, Scucato apresentou o projeto para cooperativistas de todo o mundo durante a Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional, em Kuala Lumpur, na Malásia.

A celebração da campanha, este ano, em função da Copa do Mundo, ocorrerá no dia 30 de junho.

Valorização e prêmio

A décima edição do Dia C trouxe novidades, como os lançamentos regionais, que ocorreram em seis cidades mineiras: Varginha, Montes Claros, Governador Valadares, Patos de Minas, Cataguases e Belo Horizonte.

Também o Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado, realizado pela primeira vez pelo Sistema Ocemg, que vai reconhecer 10 projetos do Dia C, agraciando os três primeiros colocados com uma viagem para Rochdale, na Inglaterra, berço do cooperativismo. O resultado será divulgado durante o Seminário de Responsabilidade Social do Cooperativismo Mineiro, em 5 de dezembro.

Para mais informações, acesse o blog do Dia C.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100