OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

04/09/2018
XIII Encontro de Profissionais de TI debate geração de valor

Cerca de 90 pessoas marcaram presença no XIII Encontro Estadual dos Profissionais de TI das Cooperativas de Minas Gerais, realizado pelo Sistema Ocemg no último dia 30 de agosto, na Casa do Cooperativismo Mineiro. O evento propôs um debate sobre ferramentas e técnicas para a elaboração e projetos que propiciem a geração de valor e inovações.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, " tecnologia não tem volta, então, nosso papel é humanizá-la. Não podemos permitir que ela acabe com as relações humanas, tão valiosas para o cooperativismo. Porém, as cooperativas autênticas devem usar com perfeição os benefícios que ela proporciona em prol do seu desenvolvimento".

A consultora e especialista em estratégia da operação, Alexandra Hütner, conduziu a palestra Inovação e Design Thinking: a força do pensamento criativo aplicado à Tecnologia da Informação", cujos conceitos serviram de base para um workshop de Design Thinking para projetos em TI. 

Segundo a especialista, o profissional da área deve entender seu papel estratégico para a cooperativa e isso se dá principalmente porque é ele quem vai munir de dados os gestores e dirigentes para as tomadas de decisão do negócio. "Na tradução de Information Tecnnology (IT) do inglês para o português, foi colocada a tecnologia à frente da informação. Porém, quem atua nesse setor é um tutor da informação por meio da tecnologia. E algo que que acontece com alguns profissionais que não se atualizam é que ficam muito apegados à parte técnica do serviço", frisou.

Outro palestrante foi Renato Eric, digital e cloud architect com 20 anos de experiência na área. Segundo ele, atualmente, 80% do tempo nos departamentos de TI são gastos com operacional, enquanto somente 20% é utilizado para projetos de Inovação. "Devemos refletir se, ao ficarmos parados na nossa rotina de trabalho, fazendo as mesmas demandas operacionais de sempre, vamos contribuir para o crescimento da cooperativa, ou até mesmo para o nosso desenvolvimento profissional, ou apenas nos mantermos estagnados na carreira", alertou.

Aprendizado

"Diversas temáticas vistas no encontro podem ser aplicáveis na rotina da cooperativa para melhoria de sistema e processos e entendimento de dificuldades dos clientes, a fim de potencializar o atendimento, além de ações para otimizar fechamento contábil e prestação de informações fiscais", frisou Erivelton Costa, gerente de Projetos de Informática da Cooprata, na cidade do Prata.

Fágner Pereira, analista e desenvolvedor de sistemas da Coopertran, de Congonhas, atentou para o formato de workshop que a edição deste ano propôs. "Gostei da proposta do evento este ano, principalmente da organização do espaço físico do auditório, que permitiu uma maior interação entre nós participantes", destacou.

A analista de Sistema da Unimed Federação Minas Fernanda dos Anjos Ferreira afirmou que a programação chamou sua atenção. "O Design Thinking é um conceito que tem criado força dentro do nosso departamento, além de tantos outros assuntos do cotidiano do nosso trabalho que foram abordados", contou. Seis dos 36 colaboradores que atuam no setor de TI da Federação participaram do evento.

"Design Thinking é algo muito recente, um assunto que tem sido mais comentado não faz nem um ano, ou seja, a programação trouxe assuntos muito atuais", concordou o líder da equipe de desenvolvimento de softwares do Sicoob Central Cecremge, Nathan Oliveira.

Já a colaboradora do Sicoob Credicapi, de Capitólio, Thalita Teixeira, saiu do encontro com uma lição a ser internalizada: "Por mais que esteja tudo fluindo na sua função na cooperativa, sempre tem como melhorar ou se atualizar. Devemos estar atentos e acompanhando a rapidez da evolução dos processos"

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100