OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

02/10/2018
Sistema Ocemg recebe dirigentes de Pernambuco, Acre e Mato Grosso

Um ambiente de aprendizado e troca de experiências. Assim funciona o programa Portas Abertas, iniciativa baseada no projeto de mesmo formato do Sistema OCB, cujo intuito é receber visitas de delegações de entidades parceiras, acadêmicas e de outras Unidades Estaduais na Casa do Cooperativismo Mineiro.

No dia 26 de setembro, três cooperativistas do Acre e do Mato Grosso estiveram na sede do Sistema Ocemg e puderam conhecer as ações desenvolvidas pela organização no programa Educa OQS. Já no dia 28 de setembro, foi a vez de um grupo formado por 25 representantes de cooperativas pernambucanas dos ramos Educacional, Agropecuário, Trabalho, Crédito e Transporte, além de dirigentes do Sescoop-PE, visitar a Casa do Cooperativismo Mineiro.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, recebeu os visitantes e apresentou o trabalho que tem sido realizado com foco na formação e capacitação do público cooperativista, como também os projetos de promoção social e aproximação com a comunidade. "O cooperativismo está crescendo, portanto, nosso papel é propor ações que darão base para que colaboradores, cooperados e gestores estejam preparados para acompanhar esse crescimento", frisou.

A gerente de Capacitação, Andréa Sayar, aprofundou o detalhamento sobre os programas e projetos da organização e afirmou aos participantes: "para a realização dos nossos projetos, contamos com parceiros muito bons, mas é a parceria com as cooperativas que faz valer o princípio da intercooperação".

"Viemos para participar do World Coop Management (WCM), depois seguimos para conhecer e vivenciar a experiência cooperativista de São Roque de Minas. Durante dois dias ficamos em imersão na cidade, em palestras e visitas técnicas e servirão de inspiração para as cooperativas possam aplicar de forma adequada no nosso Estado. Para finalizar, visitamos o Sistema Ocemg e conhecemos o que a organização faz no sentido de preparar o cooperativismo para construir um mundo melhor", ressaltou o presidente do Sescoop-PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira.

No caso da secretária do Conselho Administrativo da Cooper Une, de Camaragibe (PE), Virgínia Souza, a visita a Minas Gerais foi parte da conclusão de um curso de MBA em Gestão de Cooperativas. "A última etapa das aulas é o intercambio. E o que vimos em Minas é que existe uma coisa muito importante que são os valores cooperativistas vivenciados e praticados no dia a dia. Vamos adaptar essa experiência para nossa realidade de uma maneira que possamos trabalhar com nossa comunidade e com os bairros da nossa cidade", disse.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100