OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

09/10/2018
Sistema Ocemg intensifica trabalho institucional em 2018

O trabalho de relações institucionais do Sistema Ocemg foi intensificado este ano e está gerando bons frutos junto a órgãos governamentais, organizações parceiras e representantes do Poder Legislativo.

Desde fevereiro, a equipe participou de 28 audiências públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e uma na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em que foram tratados assuntos referentes ao cooperativismo mineiro, principalmente direcionados aos ramos agropecuário, crédito, educacional, saúde, transporte e trabalho.
O analista institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, conta que, na maioria das audiências públicas, a organização teve assento à mesa e pôde se pronunciar, defendendo, sempre, os interesses das cooperativas do Estado.

"Fazemos o acompanhamento de ações visando o alinhamento político da organização, junto aos poderes Executivo e Legislativo, em todas as esferas com foco na análise, proposição e monitoramento de projetos de leis, normas e regulamentos, que estejam relacionados aos interesses do cooperativismo mineiro", explica Magela.

Além disso, são feitos acompanhamentos das cooperativas em assuntos relevantes junto a órgãos públicos municipais, estaduais e federais, assim como o encaminhamento das demandas e busca de apoio junto à parlamentares das frentes cooperativistas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. "Nosso objetivo é chegar à solução justa, legal e adequada para as demandas apresentadas pelas cooperativas. Ao longo de 2018, cinco cooperativas, dos ramos agropecuário, crédito e transporte, foram atendidas", complementa o analista.

O trabalho institucional engloba ainda ações de representação específicas, por determinação da diretoria do Sistema Ocemg, em conselhos e grupos de trabalho de políticas públicas, como Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-MG); Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Minas Gerais (Fopemimpe); Grupo de Trabalho Executivo da Agenda do Trabalho Decente de Minas Gerais e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf). Essas instituições têm importante papel no acompanhamento, monitoramento, formulação e fiscalização da execução de políticas públicas em Minas Gerais.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100