OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

18/12/2018
Sistema Ocemg intensificou suas ações de Promoção Social em 2018

Em 2018, o Sistema Ocemg intensificou sua atuação junto às cooperativas e às comunidades, promovendo a capacitação e a qualificação de cooperados, dirigentes e funcionários, bem como trabalhando em prol do desenvolvimento econômico e social dos municípios com presença de cooperativas.

De acordo com a gerente de capacitação do Sistema, Andréa Sayar, os programas de Promoção Social se fizeram muito mais presentes e relevantes para as cooperativas. "Os workshops de lançamento do Dia de Cooperar - Dia C passaram a ser realizados de forma regional, propiciando o acompanhamento dos projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelas cooperativas e sua maior aderência com as necessidades das comunidades, contribuindo para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, preconizados pela ONU, desde 2015", resumiu.

O Coopsportes, regionalizado a partir de 2018, também ampliou a participação das cooperativas e dos atletas em 126%, de acordo com os dados da gerência de capacitação em relação à 2017. Sayar destaca ainda que o Programa de Educação Cooperativa - PEC, registrou um aumento de 50% no número de cooperativas parcerias, proporcionando a inserção do programa em 210 escolas localizadas em 32 municípios mineiros. Foram 18.022 estudantes, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, das áreas urbanas e rurais, beneficiados com a iniciativa. A proposta contou com a participação de mais de 2.500 educadores responsáveis pela aplicação dos conteúdos e metodologias desenvolvidos pelo Sistema Ocemg.

Como resultado do aprimoramento dos programas de Promoção Social, no final de outubro quatro cooperativas foram reconhecidas no Prêmio SomosCoop, organizado pelo Sistema OCB para destacar ações em prol do desenvolvimento socioeconômico. Ao todo, cinco projetos mineiros estiveram entre os 21 finalistas de todo o país, nas categorias inovação e tecnologia, intercooperação, desenvolvimento sustentável e fidelização.

Além da regionalização dos programas de Promoção Social, o Sistema Ocemg passou a integrar em 2018 o Pacto Global junto à ONU e Rede Brasil do Pacto Global. O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. A iniciativa, lançada em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, é um avanço na implementação de um Regime de Direitos Humanos e Sustentabilidade empresarial. Atualmente, são quase 13 mil signatários, entre pequenas, médias e grandes empresas, além de organizações da sociedade relacionadas ao setor privado, articulados em mais de 160 países.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100