OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

29/01/2019
Biblioteca da OCB guarda memória do cooperativismo

Aqueles que desejam conhecer mais sobre o funcionamento, princípios e história do cooperativismo, podem obter as informações com apenas alguns cliques. Isso porque a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mantém a Biblioteca Brasileira do Cooperativismo, com mais de 6.000 itens entre vídeos, áudios, livros, cartilhas, revistas e informativos. O acesso pode ser feito pelo site, com a possibilidade de baixar a versão digital do documento pesquisado, ou há também a opção de agendar um horário em Brasília, para consultar o exemplar físico nas dependências do Sistema OCB.

A iniciativa fez parte das comemorações de 45 anos da OCB, em 2015. E desde então estimulando uma maior interação entre o cidadão e o movimento cooperativista. No portal, é possível realizar uma busca simples ou combinada dos documentos a partir de marcadores como título, assunto, autor, editora, ISBN/ISSN série e informação completa. Quase todo o acervo está disponível em português, sendo 10 % documentos em inglês, espanhol, francês e italiano.

Com intuito de ampliar os acervos físico e digital, alargando o leque de saberes, o Sistema OCB solicitou às suas unidades estaduais que aderissem ao Programa de Gestão de Documentos e Informações. É uma estratégia para estimular os brasileiros do interior do país a conhecerem a ferramenta de promoção do cooperativismo.

Visite o portal http://biblioteca.brasilcooperativo.coop.br/ para acessar mais informações.

Sistema Ocemg disponibiliza suas publicações de forma online

Ciente da comodidade que o ambiente online oferece, o Sistema Ocemg também disponibiliza em seu site diversas publicações sobre o segmento, como o Anuário de Informações Econômicas e Sociais, Livro de Resultados do Dia C e de Boas Práticas Cooperativistas em Minas Gerais.

O Sistema lançou no ano passado o aplicativo para celular Cooperativismo em Minas. Nele, é possível consultar os dados do cooperativismo no Estado nos últimos cinco anos de forma interativa e dinâmica. A ferramenta é gratuita e pode ser baixada pelo Google Play e na Apple Store.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100