OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

05/02/2019
Cooperativistas participam de curso sobre aspectos jurídicos das assembleias

O Sistema Ocemg promoveu, no dia 31 de janeiro, na Casa do Cooperativismo Mineiro, o curso Aspectos Jurídicos das Assembleias Gerais de Sociedades Cooperativas. Na ocasião, mais de 20 pessoas, entre dirigentes, cooperados e colaboradores estiveram presentes e puderam tirar dúvidas sobre o tema.

Conteúdos como convocação, editais, quórum e votações foram abordados. O instrutor do Sistema Ocemg Luiz Humberto de Castro, que conduziu a turma, atentou para a importância das assembleias. "Porque elas existem? Porque nós, cooperativistas, respeitamos e admiramos a democracia, uma conquista tão grande para o ser humano. Na assembleia, o cooperado exerce seu papel de dono do negócio, participando da escolha dos representantes e opinando nas decisões estratégicas da cooperativa", enfatizou.

Liliani Rodrigues, fundadora e presidente da Coenfmg, de Belo Horizonte, aproveitou o curso para levantar ideias e trabalhá-las com os associados. "Aos poucos, estou buscando romper essa barreira para que cooperados passem a enxergar a cooperativa como efetivamente seus donos. Esse é o desafio para nossa assembleia também: gerar interesse e participação", disse.

O diretor de controle e risco do Sicoob Credinosso, de Montes Claros, Álvaro Gabriel, falou que as aulas vão complementar um projeto que começou em 2018. "Ao longo de todo o ano passado nos trabalhamos, no programa Educa OQS, a Organização do Quadro Social, e nosso projeto teve foco em mudar o cenário de afastamento dos cooperados das assembleias, tornando-as mais atrativas. Este ano, nosso objetivo é sair da situação de 15, 20 associados participando da assembleia para um volume de, pelo menos, 20% do nosso quadro social que corresponde a 200 pessoas", ressaltou.

"Entendo que as assembleias são o momento mais importante de uma cooperativa e o que pudermos aprender e colocar em prática para torná-las uma fonte de conhecimento, melhor", complementou a presidente do Sicoob Credmed, de Uberaba, Maria Elisa Di Poli.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100