OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

26/02/2019
Iniciada 5ª turma do Lidercoop em Belo Horizonte

As aulas da 5ª turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop) tiveram início nos dias 21 e 22 de fevereiro, na sede do Sistema Ocemg. Estiveram presentes 32 dirigentes, que, ao longo do ano participarão de encontros a cada dois meses, totalizando 96 horas de conteúdo.

O Programa é promovido pelo Sistema Ocemg, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), desde 2015 e fomenta o desenvolvimento das competências essenciais de gestão e governança aplicadas às diversas funções gerenciais e estratégias empresariais, bem como de negócio das cooperativas.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, comentou sobre a consolidação do Lidercoop como um dos principais Programas oferecidos para a alta gestão das cooperativas. "Esse projeto é focado na capacitação dos dirigentes cooperativistas. Ou se capacita as lideranças ou os demais públicos da cooperativa nunca serão impactados", afirmou.

No primeiro encontro, foram abordados dois temas: Cenário Político Econômico e Gestão Estratégica de Cooperativas, com o ex-ministro e professor da FDC, Paulo Paiva, que abordou sobre as transformações ocorridas no Brasil nos últimos anos e as perspectivas para o futuro.

"Devemos, sobretudo, ter esperança de que virão tempos melhores. Momentos de mudanças, políticas ou econômicas, são momentos de oportunidades. Ou seja, de se sair melhor que um concorrente, pensar em uma maneira diferente de oferecer um serviço", comentou Paiva.

Participante do Lidercoop, o conselheiro da Coopercon de Contagem, Cleverson Martins, alertou para a necessidade de os dirigentes se manterem sempre atualizados, por meio de cursos, em relação às novidades de mercado e do setor cooperativista para contribuir para a gestão das cooperativas.

Sylvia Caloni, conselheira do Sicoob Credivag, de Janaúba, visualiza no curso uma oportunidade para expandir seus conhecimentos. "Minha expectativa é a melhor possível. Tenho um longo histórico de cooperativismo, trabalhei na área administrativa de duas cooperativas, porém o Lidercoop é uma qualificação que vai me dar um conhecimento muito mais estratégico do setor", comentou.

"Esse é um complemento natural do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que atua nas áreas operacional, tática e estratégica da cooperativa, e o Lidercoop coroa isso por meio da participação de dirigentes para que possam capturar toda essa visão de mercado e concatenar junto com a equipe", afirmou Marco Valério Araújo, presidente da Cocatrel, de Três Pontas.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100