OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

24/04/201
Encontro com Papa Francisco é um marco para o Dia de Cooperar

Emoção e reflexão marcaram os cooperativistas mineiros que participaram da conferência papal realizada no dia 10 de abril, na Praça São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, o Papa Francisco abençoou o cooperativismo por meio do maior movimento de voluntariado brasileiro, o Dia de Cooperar (Dia C).

Durante a conferência, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato idealizador do Dia C, entregou pessoalmente ao Sumo Pontífice o livro de resultados do Dia C e o símbolo do movimento.

"A benção do Papa Francisco ao cooperativismo e ao Dia C é uma honra para todos nós. Estar lado a lado do Sumo Pontífice e apresentar para ele os resultados desse movimento que ganhou o Brasil é muito gratificante e nos motiva cada vez mais. O Dia C é a prática do cooperativismo na vida e no dia a dia das pessoas. Saber que o Papa apoia e abençoa esse movimento que alcança tantas pessoas nos orgulha, é uma conquista para todo o segmento cooperativista", ressaltou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. 

O presidente do Sicoob Frutal, Reginaldo Dias Machado, comentou que, logo após a viagem, no dia 13 de abril, ele teve a oportunidade de apresentar os resultados do encontro na Assembleia Geral Ordinária da cooperativa para mais 900 pessoas. "Na ocasião, falei sobre toda a trajetória do projeto e do Sistema Ocemg até o Movimento chegar ao conhecimento do Papa", explicou.

A diretora Comercial e de Relacionamento da Unimed-BH, Maria das Mercês Quintão Fróes, esteve na comitiva que visitou o Vaticano e descreveu como um momento crucial para o movimento. "Após a viagem, o reconhecimento do Dia C pelo Papa foi divulgado para nossos cooperados e foi muito bem recebido por eles. A repercussão foi muito positiva e acreditamos que será um fator motivador e de mais impulso para a realização dos projetos este ano", comentou.

Para a diretora Administrativa do Sicoob Credicom, Cáthia Costa Carvalho Rabelo, foi impactante tanto do ponto de vista pessoal quando institucional. "O encontro com o Papa marcou os 10 anos do Dia de Cooperar. E trouxe, ainda, uma visibilidade muito grande, principalmente, dentro do segmento cooperativista, dando um novo gás para continuarmos realizando os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela cooperativa", frisou.

Dia de Cooperar

O Dia C nasceu em Minas Gerais e há uma década promove, por meio da atuação das cooperativas, ações de responsabilidade social, primando pela aplicação do 7º princípio cooperativista de "Interesse pela Comunidade". Em 2014, o movimento foi nacionalizado, tomando proporções ainda maiores, e atingindo o marco de 8 milhões de beneficiados em todo o país, por meio do trabalho de 700 mil voluntários.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100