OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

24/04/2019
Encontro de Comunicação promove debate sobre desafios e perspectivas dos profissionais do setor

"Precisamos dar mais visibilidade para as cooperativas, mostrar o que elas fazem pelas sociedades em que atuam. E os profissionais do setor devem atuar no dia a dia da comunicação visando o sucesso do negócio cooperativo". Com estas palavras, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o XXI Encontro Estadual de Comunicação das Cooperativas de Minas Gerais, nesta terça-feira, 23 de abril, na sede da organização.

Estiveram presentes mais de 60 comunicólogos, que compartilharam ideias e experiências sobre os desafios e as possibilidades de expansão da comunicação no segmento cooperativista. Segundo a gerente de Comunicação do Sistema Ocemg, Juliana Gomes, o intuito do evento foi promover o fortalecimento e o debate sobre como o setor pode se posicionar de forma cada vez mais assertiva no mercado.

Uma das temáticas abordadas foi a Comunicação Interna, ministrada por Analisa Brum, pioneira no estudo do Endomarketing e diretora presidente da HappyHouse, maior agência do ramo no país. Ela frisou o quanto a Comunicação Interna está ligada à estratégia e à gestão do negócio, considerando que o público interno é quem representa a face da cooperativa para a sociedade. "O endomarketing é um instrumento que começa dentro da instituição e reflete para fora dela. É muito importante trabalhar a identidade das empresas internamente", explicou.

A programação ainda trouxe a apresentação do case da empresa Barril Criativo, criada e gerida pelo designer e empreendedor Thiago Alves, que, a partir de um capital de R$24,00 criou um e-commerce de canecas personalizadas, expandindo as vendas para todo o país. "Minha dica para empreender e inovar no seu negócio é que procurem ver o que outras cooperativas do ramo estão fazendo mundo afora, participem de seminários e conversem com as pessoas, sempre tem algo a aprender", comentou.

Já a professora de Ética e Responsabilidade Social pela Fundação Dom Cabral, Maria Flávia Bastos, promoveu uma reflexão sobre o Empreendedorismo Cooperativo. Para ela, ao valorizar o ser humano, o cooperativismo sai na frente de todos os demais modelos econômicos. "O que vai sobrar dessa nova geração robotizada e tecnológica são as soluções humanas, baseadas nas relações entre pessoas e na criatividade. E esse é o diferencial cooperativista".

Programação diversificada

Um dos caminhos para o fortalecimento da marca do cooperativismo já está sendo traçado e foi reforçado pela gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke. "Pelo terceiro ano consecutivo venho falar neste evento sobre o SomosCoop, que está evoluindo e entrando em uma nova fase. Convido vocês a se engajarem e passarem a usar o carimbo do movimento nos produtos e serviços da cooperativa, mostrando a união e a força do segmento", frisou.

A Coopmetro, de Belo Horizonte, já adotou o carimbo nos caminhões de sua frota. Segundo a designer gráfico da cooperativa, Juliana Florêncio, a adoção ocorreu desde o final de 2018 e se deu, principalmente, motivada pela participação e reconhecimento da Coopmetro no Prêmio SomosCoop Excelência da Gestão. "O gancho da premiação teve um grande peso na decisão da diretoria de dar início na nossa mobilização em torno do SomosCoop", explicou.

O analista de Comunicação do Sescoop/RJ, Bruno César Oliveira, esteve presente e viu no encontro uma oportunidade de renovação de ideias para o setor. "Minha participação é no sentido de identificar boas práticas. Notei que temos muito a evoluir tanto nas Unidades Estaduais quanto nacionalmente para que o cooperativismo seja, de fato, reconhecido", comentou.

"Todo o evento agregou muito para nós que atuamos nas cooperativas. Identificamos, por exemplo, que já existem muitas ações de comunicação interna, mas que precisamos valorizar e divulgar isso. O que vamos levar para casa é que devemos nos aproximar dos setores de RH e Negócios para que as informações cheguem até nossa equipe", ressaltou Fabiana Conrado, assessora de Comunicação do Sicoob Crediriodoce,

De acordo com a gerente de Comunicação do Sicoob Jus-MP, Luciana Gomes, a programação do evento foi bastante pertinente para as cooperativas. "O endomarketing é algo muito necessário no nosso dia a dia e, durante o Encontro, nós pudemos perceber o quão importante é para o desenvolvimento do trabalho em equipe, valorização e engajamento dos colaboradores", ponderou. Ela comentou também que o case do Barril Criativo foi uma mensagem interessante de empreendedorismo a ser replicado junto aos funcionários da cooperativa.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100