OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

24/04/2019
Sistema Ocemg percorre Minas Gerais com Workshops do Dia C

Integrar mais cooperativas ao maior movimento de voluntariado cooperativista fez com que o Sistema Ocemg percorresse o Estado levando o Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C). A penúltima cidade a receber o evento foi Juiz de Fora. Na ocasião, foram apresentados os dados do movimento e os participantes integraram uma oficina de projetos de responsabilidade social. Até o momento, cinco cidades foram visitadas, com a participação de 163 pessoas, e nos dias 25 e 26 de abril, Montes Claros fechará o ciclo dos workshops.

O encontro foi sediado pela Unimed Juiz de Fora e o presidente da cooperativa, Hugo Borges, falou sobre a relevância do Dia C para o segmento cooperativista. "O movimento é hoje uma grande alavanca para o cooperativismo mineiro e, consequentemente, nacional e internacional. Exemplo disso é o reconhecimento do Dia de Cooperar pelo Papa Francisco ocorrido neste mês de abril", comentou.

Além da regionalização abranger mais cooperativas, o objetivo dos encontros é estimular a criação de iniciativas contínuas e de maior alcance. Segundo a analista de promoção social do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, que ministrou o workshop, é preciso que cada cooperativa observe a realidade do seu município e trabalhe em um projeto que seja condizente com a necessidade da comunidade.

Júlio César Viana de Lima, presidente da Cooqpeban, de Muriaé, ressaltou que os workshops regionais são importantes para os dirigentes de cooperativas se munirem de mais informações sobre a formulação das iniciativas e disseminarem entre os demais associados. "Participamos do Dia de Cooperar pelo quarto ano consecutivo e sempre contamos com o envolvimento de todos os cooperados", complementou.

"Com o workshop conseguimos organizar nossas ideias de forma clara, dinâmica e por meio de conceitos importantes relativos à responsabilidade social", ressaltou Isla Maria Aparecida Fernandes, colaboradora do Sicoob Uni Sudeste, que participa do Dia C pela primeira vez este ano.

O supervisor operacional do Sicoob Credisudeste, Marciano de Jesus, comentou que a vida dele foi transformada pela cooperação e por ações sociais e ele busca devolver isso para a sociedade por meio do seu trabalho na cooperativa. "Está no DNA, no sétimo princípio do cooperativismo o valor da solidariedade como um retorno da cooperativa para a sociedade em que está inserida", lembrou.

As cooperativas que desejam participar do Dia C este ano têm até 21 de junho para se inscreverem, sendo que o Sistema Ocemg disponibilizará o kit de divulgação da campanha para aquelas que confirmarem participação até 31 de maio. Para fazer a inscrição, clique aqui.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100