OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

30/04/2019
Primeira turma do Prodecoop Crédito tem início em abril

A primeira turma do ramo Crédito do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas (Prodecoop) teve início nos dias 22 e 23 de abril, na Casa do Cooperativismo Mineiro. Na oportunidade, cerca de 25 cooperativistas assistiram às aulas do primeiro módulo, que abordou o tema "Tendências do Setor Financeiro e Banking em Cooperativas de Crédito".

A gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, explicou que a expansão do Prodecoop, que começou em 2017 com as cooperativas de Saúde e Agropecuárias, foi resultado da observação das necessidades dos diferentes ramos. "A proposta é propiciar aos participantes a leitura, o entendimento e a observância de questões próprias de cada setor, além, claro, de criar um ambiente de troca e network", comentou.

"O Prodecoop foi desenvolvido a partir da demanda das cooperativas e pensado para melhorar as competências dos participantes, com um direcionamento estratégico do empreendimento. Tenho certeza que, assim como os ramos saúde e agro, o Prodecoop Crédito será um sucesso, pois as pessoas que estão aqui se dedicam a uma atividade laboriosa que dá resultados positivos, e que existem para humanizar o setor, valorizando por meio de seu trabalho os recursos de seus cooperados", afirmou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg durante a abertura do evento.

No primeiro módulo do Programa, o professor de Finanças da Fundação Dom Cabral, Carlos Braga, traçou os panoramas mundial e nacional no segmento econômico, a fim de ilustrar ao grupo a situação atual em que as cooperativas de Crédito estão fazendo negócios. "O mundo não está em crise. De 2016 até os dias de hoje, o crescimento da economia mundial tem mantido uma média de 3%, ou seja, os ventos estão a nosso favor", comentou.

Para ele, mesmo com um cenário político e econômico delicado, as empresas não estão deixando de investir no Brasil e Minas Gerais tem e potencial para crescer, porque existem boas plataformas, como extensão territorial e grande população. Nesse contexto, as cooperativas podem trabalhar com a concessão de crédito.

Geraldo Martins Alves, superintendente Administrativo e Financeiro do Sicoob Central Cecremge, comentou que se interessou em participar do programa, principalmente, por ser uma iniciativa piloto. "Quis estar na dianteira do Prodecoop, sabendo que ele é um desdobramento do Lidercoop, outro programa de comprovado sucesso da Casa. Quando surgiu a oportunidade de integrar a turma, manifestei meu interesse", disse.

"Aprimorar o conhecimento em relação ao Crédito é uma exigência do mercado", reforçou Sérgio Teixeira, diretor de Negócios do Sicoob Credioeste, de Abaeté. Para ele, o momento é de cautela em relação ao contexto econômico, mas é preciso manter o cuidado e o bom atendimento ao cooperado.

Sobre o Prodecoop

Desenvolvido pelo Sescoop/MG com a chancela educacional da Fundação Dom Cabral (FDC), o Prodecoop tem o objetivo de melhorar as competências dos conselheiros das cooperativas.

Compondo os ramos de atuação do Programa, de maio a setembro também será ministrado o Prodecoop Agro, com inscrições abertas para o primeiro módulo, que será realizado nos dias 6 e 7 de maio, na Casa do Cooperativismo Mineiro. Nesses dois dias, serão abordados "Cenários do Agronegócio: mundo, Brasil e cooperativismo" e "Estratégia para Cooperativas do Agronegócio". Para mais informações: (31) 3025-7109/7133.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100