OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

30/04/2019
Ocemg apresenta resultados do exercício 2018 em Assembleia

Representantes de mais de 50 cooperativas compareceram à Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocemg, realizada na sede da entidade, no dia 24 de abril. Na ocasião, foram aprovadas, por unanimidade, as contas do exercício de 2018, o orçamento para 2019 e empossados três suplentes do Conselho Diretor.

Ao abrir o encontro, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, comentou sobre o período conturbado que o país passou em 2018, mas que gerou oportunidades para o segmento cooperativista. "Precisamos reforçar, continuamente, o trabalho desenvolvido em prol do cooperativismo no Estado nos âmbitos de representação, capacitação e fomento à promoção social das cooperativas mineiras".

A gerente geral do Sistema OCB, Karla Oliveira, representando o presidente Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que "a Unidade Nacional entende que o momento é propício para mostrarmos, cada vez mais, o valor, os diferenciais e como as cooperativas podem contribuir para o crescimento do país".

Resultados

Durante a Assembleia, o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, apresentou as ações realizadas pela entidade em prol do cooperativismo mineiro, em 2018, quando foram realizadas 520 ações de capacitação, contemplando 49.200 participações.

Entre as inciativas estão os Programas de Desenvolvimento de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop); de Desenvolvimento de Dirigentes e Gestores de Cooperativas de Crédito (Formacred); de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas (Prodecoop), ramo Saúde; e Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), além dos encontros setoriais de Comunicação, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Jurídico e Contabilidade.

No período, foram realizadas diversas parcerias com as Universidades com universidades nacionais e internacionais. Em  2018, também foram incorporados ao portfólio da organização, seis cursos voltados para os profissionais da área contábil das cooperativas, com o credenciamento do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MG).
"Para abarcar o volume de cursos e eventos, o Sistema Ocemg se prepara para lançar, em breve, o Centro de Treinamento, com mais salas de aula e de convenções", anunciou Gatti.

Representação institucional

O trabalho de representação institucional também tem apresentado bons resultados. No ano passado, a organização contabilizou 71 representações em 24 órgãos públicos e privados, como secretarias do Governo do Estado, ministérios do Governo Federal, Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Sistema OCB, BDMG, e o recém-criado Conselho de Produtores/Indústrias do Leite do Estado de Minas Gerais (Conseleite-MG). 

Diversas parcerias com órgãos públicos e entidades de classe foram viabilizadas para a disseminação da cultura cooperativista e inserção das cooperativas no mercado, além do trabalho de acompanhamento de Projetos de Lei tanto na Câmara Municipal de Belo Horizonte, quanto na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Monitoramento e desenvolvimento

No que se refere ao acompanhamento de cooperativas, foram contabilizadas 335 visitas técnicas. Destas, 206 foram em 173 cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDCG). Para a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Vitória Drumond, as visitas são um instrumento de incentivo para que as cooperativas adotem boas práticas de gestão e o PDGC. Em 2019, 273 já aderiram ao programa. No Programa de Acompanhamento Econômico-Financeiro (GDA) foram feitas 65 visitas de devolutiva em cooperativas dos ramos Agro e Transporte. A equipe fez 40 visitas diagnósticas para reconhecer as demandas e se aproximar das cooperativas. Já o Programa Educa OQS, que cuida da Organização do Quadro Social das cooperativas, foi aplicado em 96 cooperativas.

Promoção Social

O Dia de Cooperar lidera as ações de promoção social do Sistema, tendo beneficiado em 2018, mais de um milhão de pessoas, a partir da mobilização de 54.451 voluntários em Minas. Coopsportes, Coop Encena e Corrida da Cooperação também são iniciativas que promovem o bem-estar e divulgam o cooperativismo mineiro.
Além disso, o Sistema Ocemg investe na Cultura da Cooperação e já alcançou mais de 18 mil estudantes com o Programa de Educação Cooperativista, em 210 escolas de Minas, e beneficiou diversas entidades sociais, com doação superior a 20 toneladas de alimentos no ano passado.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100