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07/05/2019
Gerente de Comunicação do Sistema OCB fala sobre nova fase do Movimento SomosCoop

Após um ano do lançamento do Movimento SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, acredita que a iniciativa já atingiu bons resultados. Para ela, quanto mais conhecidos os produtos e serviços de cooperativas, mais forte se torna o Movimento. De acordo com ela, a iniciativa entrou em uma nova fase: a adoção do carimbo SomosCoop pelas cooperativas. A gerente, que é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel/RS); pós-graduada no MBA Executivo em Marketing Digital Estratégico pela Faculdade Alfa, de Goiânia, e em Design Digital pela Faculdade Senac do Distrito Federal falou sobre os próximos passos da Unidade Nacional, Unidades Estaduais e Cooperativas em relação ao Movimento SomosCoop. 

Como surgiu o Movimento SomosCoop e qual é a sua importância para a valorização e fortalecimento do cooperativismo no Brasil?
O movimento SomosCoop é o resultado de um processo que envolveu o planejamento estratégico do Sistema OCB (composto pela OCB, Sescoop e CNCoop). Em 2014, a diretoria da OCB concluiu um plano de desenvolvimento sustentável para essas três Casas e a Gerência de Comunicação, alinhada aos objetivos desse planejamento, também desenhou uma rota para dar mais segurança às suas ações.
Um dos processos que vieram antes do planejamento, mas que foi fundamental, foi uma pesquisa sobre a percepção das pessoas sobre o modelo cooperativista. O resultado mostrou que muita gente não só desconhecia o cooperativismo, como, algumas vezes, o confundia com outros modelos econômicos.A partir daí, decidimos rever o nosso posicionamento diante tanto dos cooperados quanto da sociedade e, então, surgiu o movimento SomosCoop. Vale destacar que a palavra ?Coop? traz em sua representação um elo, que reflete o espírito de colaboração e reforça, ainda, o vínculo entre o Brasil e os demais países onde o cooperativismo já é uma realidade. E, por último, a palavra ?Somos? é responsável por despertar o senso de pertencimento nos brasileiros.

Após um ano de lançamento do Movimento SomosCoop qual a avaliação que os Sistema OCB faz da campanha, já é possível mensurar os resultados alcançados? 
Temos uma boa avaliação. São 21 Estados envolvidos, trabalhando com suas cooperativas e estampando na sua sede a identidade do Movimento. Nós controlamos também os downloads feitos no site do SomosCoop e já contabilizamos de 500. É claro que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, mas precisamos ter a noção de que o Brasil é um país muito grande e que a nossa cultura difere de uma região para outra, então, são muitas questões a serem trabalhadas para que as pessoas entendam que o caminho é, unificarmos nosso discurso para termos uma imagem que nos represente. Entendemos ainda que o Movimento aproxima o cooperativismo das pessoas, divulga os produtos e serviços e tudo isso é uma grande maneira de torná-lo conhecido e reconhecido.  

Em 2019, o Movimento SomosCoop entrou em sua segunda fase com a sensibilização das cooperativas para o uso do carimbo SomosCoop. Por que as cooperativas devem usar o carimbo do Movimento? 
Nesta segunda fase, queremos nos unir para dar mais visibilidade aos produtos e serviços de cooperativas, por que, assim, será mais fácil que as pessoas os reconheçam e trabalhem essa ideia na sua comunidade. Por isso, buscamos dar mais força para o cooperativismo por meio da utilização do carimbo SomosCoop. Hoje, vemos um desconhecimento da população sobre o segmento cooperativista, ou seja, as pessoas não sabem que aqueles produtos ou serviços são feitos por pessoas que atuam nas cooperativas ou que os recursos levantados com sua venda são investidos na própria região. Então, todos esses aspectos positivos que envolvem o cooperativismo não estão claros e a ideia é que o Movimento esclareça isso para a população.

Como vem sendo a sensibilização junto às cooperativas de todo o país para ampliar a visibilidade do carimbo SomosCoop e do cooperativismo?
Cada vez mais temos contado com as Unidades Estaduais para que esse Movimento seja conhecido. Um dos nossos grandes parceiros é o Sistema Ocemg, que tem realizado um trabalho fantástico nessa divulgação. Já vemos a Unimed Federação Minas, e muitas cooperativas do ramo Agropecuário no Estado com um trabalho muito forte em relação ao SomosCoop. Enfim, acreditamos que precisamos atuar junto com as Unidades Estaduais para que as cooperativas conheçam e possam utilizar os materiais do Movimento. Outro caminho adotado pelo Sistema OCB é o foco em ações de Comunicação nas mídias digitais para o fortalecimento do SomosCoop, para torna-lo mais conhecido.

Quais são os próximos passos do movimento SomosCoop, o que esperar para os próximos anos?
Nós sabemos que, juntos, vamos mais longe e teremos mais oportunidades. Imaginamos que as pessoas podem ser mais cooperativistas no seu dia a dia, que elas podem escolher seu meio de transporte, alimentos ou planos de saúde sempre contando com as cooperativas. Como o carimbo vai direto ao consumidor, aumentará muito a chance de sermos lembrados pela sociedade e também por outras cooperativas, promovendo, assim, a intercooperação.

 

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