OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

14/05/2019
Cooperativas devem se inscrever para o Dia C até 31 de maio

As cooperativas mineiras têm até o dia 31 de maio para confirmar a inscrição dos seus projetos de responsabilidade socioambiental no maior movimento cooperativista de estímulo a iniciativas voluntárias, o Dia de Cooperar (Dia C) 2019.

"As cooperativas são as protagonistas do Dia C. E por meio desse protagonismo, o Dia C se consolidou como o maior movimento de voluntariado do Brasil. A cada ano incentivamos a permanência das cooperativas que já participam e convidamos quem não participa a integrar o movimento, contribuindo com ações duradouras que contribuam para que o Dia C chegue a mais pessoas". Com essas palavras, o presidente do Sistema Ocemg, reforça a importância da participação das cooperativas no Dia de Cooperar.

Para participar, basta realizar uma ou mais iniciativas voluntárias com finalidades sociais, culturais, ambientais, econômicas, esportivas, educacionais, de empreendedorismo e geração de renda, pontuais ou contínuas, a partir da inscrição disponível no SIG. As cooperativas que confirmarem presença no Dia C até o dia 31 de maio, garantirão o kit de divulgação disponibilizado pelo Sistema Ocemg.

No ano em que o movimento comemora 10 anos, a expectativa do Sistema Ocemg é atingir mais 1,7 milhão de beneficiários com as ações de voluntariado cooperativista. Em 2018, 263 cooperativas mineiras integraram o Dia C, realizando campanhas em 345 municípios, por meio do trabalho de 54 mil voluntários, beneficiando 1.079.727 pessoas. Em âmbito nacional, 810 cooperativas de todo o Brasil participaram do movimento, mobilizando 92 mil voluntários.

Além disso, dois acontecimentos importantes deram ainda mais força ao Dia C. No mês passado, o Papa Francisco abençoou a iniciativa durante conferência papal, no Vaticano, quando recebeu os materiais de divulgação do Dia de Cooperar diretamente das mãos do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, um dos idealizadores do programa.  E, no final de 2018, o Sistema Ocemg assinou o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando a contribuição do cooperativismo mineiro para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As informações completas sobre o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil estão disponíveis no blog da campanha, acesse e não deixe de participar!

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100