OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

14/05/2019
Bons resultados nas ações de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas

Com o objetivo de contribuir para um cenário de competitividade e excelência de gestão, o Sistema Ocemg realiza ações diversificadas voltadas para o Desenvolvimento e Monitoramento das cooperativas. A partir desse trabalho, a entidade vem ampliando a participação das cooperativas em programas e iniciativas direcionadoras com o objetivo de melhorar os processos de gestão e governança do negócio cooperativo em Minas Gerais.

Para se ter uma ideia da abrangência das ações, somente para este ano, estão previstos 25 Workshops e 120 visitas do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), além de 60 visitas de devolutiva do Programa de Acompanhamento Econômico-Financeiro (GDA).

"Dispomos de uma equipe técnica que, na medida do possível e conforme a própria demanda das cooperativas, está presente no dia a dia delas, de modo a ouvir e entender suas demandas. E isso contribui para que a organização invista em ações assertivas, além de oferecer ferramentas de gestão em prol do aprimoramento do segmento em Minas", explicou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.

No ano passado, os técnicos da organização percorreram o Estado e realizaram 335 visitas. Deste total, 206 foram realizadas em 173 cooperativas participantes do PDCG. Considerando todos os ciclos do programa, foram, ao todo, 716 visitas, contemplando 659 cooperativas.

De acordo com a Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, essas atividades impactam diretamente no interesse das cooperativas em integrar o programa e manter Minas Gerais entre os Estados com maior participação na iniciativa.

Em 2018, das 990 participantes do PDGC no Brasil, 325 eram mineiras, o equivalente a 32,8%. Em complemento a esse trabalho, foram realizadas, no mesmo período, 14 orientações técnicas via workshops do programa, totalizando quase 64 horas de treinamento, além do evento anual de lançamento do Ciclo do PDGC, que reuniu mais de 400 participantes, de 161 cooperativas, além de dirigentes de Unidades Estaduais.

Também são realizadas visitas diagnósticas para reconhecer as demandas e promover a aproximação do Sistema Ocemg junto às cooperativas mineiras. No ano de 2018, foram 40 encontros com esse propósito.

GDA
Outra iniciativa oferecida pelo Sistema Ocemg é o Programa Nacional de Acompanhamento Econômico-Financeiro (GDA). A proposta viabiliza um monitoramento sistemático dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro do segmento e permite que as informações de balanço das demonstrações contábeis das cooperativas sejam transformadas em dados gerenciais, dando mais transparência para a gestão e um melhor acompanhamento através dos relatórios gerados pelo sistema.

No ano passado, aconteceram 66 visitas de devolutiva do programa aos ramos agropecuário e transporte. Em dois anos, 139 cooperativas do Estado foram incluídas no GDA e tiveram suas informações contábeis inseridas no sistema. Ao todo, 828 balanços patrimoniais e demonstrações de sobras e perdas foram analisados pelos técnicos do Sistema Ocemg a partir do programa.

Abrangência

Além do PDGC e GDA, as cooperativas mineiras também participam do Programa de Formação e Acompanhamento da Organização do Quadro Social (Educa OQS). Com a iniciativa, realizada desde 2013, foram concluídas 14 visitas técnicas em 2018, sendo 31 cooperativas capacitadas com a metodologia do programa, que também comtempla o Cine Ocemg, promovido para 1.252 pessoas no ano passado, a partir da demanda de 45 cooperativas.

Para consolidar as informações sobre o segmento 558 cooperativas enviaram dados econômicos e sociais para composição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2019. A publicação é referência no Brasil e apresenta anualmente uma radiografia completa do setor no Estado.

Para saber mais sobre os programas, entre em contato pelo telefone (31) 3025-7072.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100