OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

21/05/2019
Encontro Estadual de Gestão de Pessoas reúne profissionais de RH das cooperativas mineiras

O Sistema Ocemg realizou, no último dia 16 de maio, na Casa do Cooperativismo Mineiro, a 9ª edição do Encontro Estadual dos Profissionais de Gestão de Pessoas das Cooperativas de Minas Gerais. O evento reuniu mais de 70 participantes para discutirem estratégias de engajamento do público cooperativista por meio de ações propostas pelos setores de Gestão de Pessoas das cooperativas.

Durante o encontro o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou que o papel do RH é primordial para o desenvolvimento do negócio cooperativo. "Os gestores de pessoas são responsáveis por selecionar, contratar e cuidar dos colaboradores que atuam nas cooperativas, primando para que sempre estejam alinhados com o valor da cooperação", disse.

Falando sobre mudança de Mindset, ou atitude mental, inovações, desenvolvimento de competências e engajamento dos colaboradores, o filósofo e mestre em Psicologia do Trabalho, Otávio Grossi, conduziu os trabalhos durante o encontro.

Ele apresentou dados do Instituto de Pesquisas Gartner, com a estimativa de que, até 2020, a Inteligência Artificial pode eliminar 1,8 milhão de empregos no mundo e gerar outros 2,3 milhões. Portanto, as pessoas devem estar preparadas para este cenário tão próximo.

Sobre como se preparar para o futuro e as relações de trabalho, Grossi falou: "No novo momento em que vivemos, são mais valorizados os profissionais que possuem não apenas habilidades técnicas, mas, principalmente, que tenham inteligência emocional: autocontrole, autoconhecimento, autogestão e conexão social".

Interação e conhecimento

O formato adotado durante o Encontro foi o TED Talk, que consiste em apresentações rápidas e que fomentam a interação com os participantes. O palestrante organizou, ainda, oficinas e dinâmicas para ilustrar os conteúdos apresentados.

A gestora de Valores Humanos do Sicoob Credimepi, de João Monlevade, Marcela Bedetti, ressaltou como ponto forte do evento a maneira como os temas foram apresentados aos participantes. ?Me marca muito a forma de transmitir o conteúdo, que foi mais dinâmica este ano. As vivências que tivemos hoje durante as oficinas foram muito interessantes e pretendo levar ideias para a cooperativa, com o intuito de inovar?, disse.

"Participei do encontro de gestores pela primeira vez e achei maravilhoso. A linguagem acessível e a interação entre os participantes foram muito importantes para nosso aprendizado", concordou Fledilene Carneiro, secretária da cooperativa Educacional Coproma, de Matozinhos.

A assistente administrativa do setor de Gestão de Pessoas da Unimed João Monlevade, Nathália dos Santos, gostou da sua primeira visita a Casa do Cooperativismo Mineiro. "O encontro agregou muito na minha carreira, principalmente, em relação à visão de futuro", comentou.

Já a gerente de Recursos Humanos da Capebe, de Boa Esperança, Vera Souza, ressaltou que todos os conteúdos vistos no evento servirão de base para o trabalho da equipe de RH no cotidiano da cooperativa. "Nós, como coordenadores, temos que estar cada dia mais integrados e entendendo sobre pessoas, sobre sua mente, o que é algo muito complexo. Portanto, momentos como este encontro contribuem muito para aumentar nosso conhecimento", frisou. 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h