OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

13/08/2019
Formacoop e Formacred são destaque na agenda do Sistema

Nos dias 6 e 7 de agosto, a Casa do Cooperativismo Mineiro recebeu turmas de dois importantes programas de Capacitação do Sistema Ocemg. Na ocasião, cooperativistas participaram do módulo 7 do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores das Cooperativas Mineiras (Formacoop), e do módulo 3 do Programa de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred).

Gestão de Processos foi o tema das aulas do Formacoop, com o objetivo de capacitar as cooperativas para conhecerem e mapearem seus processos e, a partir de então, melhorá-los. "Normalmente, as turmas que participam do programa são muito interessadas. E o Sistema Ocemg, por meio da formação, tem uma preocupação em agregar valor para essas pessoas que estão aqui querendo fazer a diferença em suas cooperativas", comentou o instrutor do curso Hober Dutra.

"Todos os módulos se complementam. No caso deste, acredito que tudo o que quisermos alcançar depende de processos, portanto, é algo imprescindível no cotidiano da cooperativa", frisou Hélida Santana Magalhães, coordenadora da equipe multifuncional da Unimed-BH.

O Formacred, por sua vez, seguiu o módulo Organizacional, que é dividido em duas etapas. Segundo explicou o Instrutor Euder Lopes, o foco desta primeira etapa é na questão prática das sociedades cooperativas de Crédito, abordando aspectos de governança, risco, estrutura do Sistema Financeiro Nacional e do sistema cooperativista, entre outros assuntos.

"Existem pontos fundamentais a serem destacados no programa. Primeiro, a qualidade dos professores. Segundo, a necessidade que os membros do conselho têm de se aprimorar nessa área de atuação. Geralmente, o conselheiro vem do grupo de cooperados e, muitas vezes, não possui uma conscientização real do seu papel na cooperativa, que é de grande responsabilidade", definiu o conselheiro do Sicoob Credicom, João Tadeu Leite dos Reis.

O Formacoop, desenvolvido desde 2000, busca promover constantemente a gestão profissionalizada e o fortalecimento do cooperativismo mineiro. O Formacred foi criado em 2015 para atender a uma demanda do Conselho Especializado do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) e do Banco Central do Brasil.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h