OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

27/08/2019
Fórum de Lideranças reúne cooperativistas em Inhotim

De forma inovadora, o Sistema Ocemg, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), realizou a 4ª edição do Fórum de Lideranças no Museu Inhotim, em Brumadinho. O encontro ocorreu no dia 21 de agosto, com a participação de 48 líderes e gestores de cooperativas, egressos do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), que está na sua 6ª turma.

A escolha pelo lugar teve a intenção de promover novas experiências para o público, com foco no desenvolvimento do propósito do líder. A ideia foi explorar a arte contemporânea com a finalidade de refletir sobre os resultados superiores esperados das cooperativas no âmbito da gestão e sustentabilidade. A iniciativa foi elogiada, tanto do ponto de vista da integração proporcionada aos participantes, quanto do conteúdo que envolveu visitas às galerias de arte e um contexto que traçou paralelos com temas cotidianos dos dirigentes, como liderança e gestão de pessoas.

O Fórum visa reunir líderes das cooperativas mineiras de diferentes ramos, com o intuito de consolidar uma rede de dirigentes e um espaço constante de debates, com vistas a fomentar a excelência da gestão das cooperativas.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, "é muito importante aliar o conhecimento e a sustentabilidade. Principalmente nos dias de hoje, em que a questão ambiental está tão em voga". O Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo e, além das obras de arte, possui uma coleção botânica de rara beleza.

Pedro Lins, professor associado da FDC que conduziu os trabalhos junto ao grupo, afirmou que o evento é uma oportunidade única para fazer reflexões que irão contribuir no trabalho de cada participante. "Tendo o Inhotim como cenário, propusemos que pensassem no passado, presente e futuro das cooperativas. Para os próximos anos, será preciso que tenhamos um novo olhar e novas competências, principalmente voltadas para a sustentabilidade",frisou.

O professor traçou também um paralelo entre arte e gestão, tendo em vista aspectos comuns entre ambas como engajamento e cenários multiculturais e multistakeholders."A oportunidade de estar aqui e enxergar as artes que estão expostas, interpretando-as de várias maneiras, nos faz entender a diversidade de opiniões e de culturas que temos que lidar no dia a dia, e como nós, no papel de líderes, devemos manter a mente aberta para interpretar as ações de cada pessoa dentro da equipe", ressaltou Bernardo Paiva, diretor Técnico e de Desenvolvimento da Minasul, de Varginha.

Para Hugo Borges, presidente da Unimed Juiz de Fora, o local escolhido para a realização do Fórum foi imprescindível para que os resultados fossem alcançados. "Achei interessante abordarmos as questões ligadas a lideranças neste espaço em que se trabalha tanto os sentidos: visão, audição, tato. Como líderes, vamos sair deste evento com uma lição de usarmos melhor nossos sentidos com as pessoas com as quais trabalhamos e no atendimento aos pacientes, clientes, principalmente a audição e o ato de ouvir bem a todos", disse.

"Achei fantástico esse formato do Fórum. Ele fez com que 'saíssemos da caixinha', em um lugar que é tão maravilhoso e muito inspirador. Inclusive, é um exemplo a ser seguido nas cooperativas como adotar uma postura mais aberta de questionar, de debater e de interpretar os fatos, já que, às vezes, ficamos muito no operacional e não damos valor a isso. É muito enriquecedor", complementou a vice-presidente do Sicoob Credicopa, de Patos de Minas, Simone Bicalho.

Sede de um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil, o Museu Inhotim possui 1.200 hectares de área, englobando jardins temáticos, galerias de arte e um grande acervo botânico. Aberto aos visitantes desde 2006, o local chega a receber cerca de 360 mil pessoas ao ano.

Em 2010, o Instituto Inhotim recebeu a chancela de Jardim Botânico, atribuída pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB), e, desde então, integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RNJB).

O Museu conta com cerca de 600 colaboradores, sendo 70 deles jardineiros, que cuidam de toda a área verde exuberante do local. Inhotim está localizado em Brumadinho, há cerca de 60 km de Belo Horizonte, sendo área de domínio de Mata Atlântica.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h