OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

03/09/2019
Final do XVI Coopsportes celebra a prática esportiva e a intercooperação

A grande final do XVI Esportes Cooperativos de Minas Gerais (Coopsportes), realizada de 30 de agosto a 1º de setembro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 440 atletas de 42 delegações. 
 
"É um motivo de forte alegria recebê-los no Coopsportes, principalmente neste ano em que o número de participantes é tão significativo", ressaltou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, em sua fala de boas-vindas. 
 
Importante para a promoção da prática esportiva e da interação entre os atletas das cooperativas, o evento vem evoluindo a cada ano, principalmente com a regionalização das etapas classificatórias, iniciadas no ano passado. Com as regionais foi possível possibilitar que mais cooperativas participassem e, por consequência, chegassem à final. 

"A regionalização é muito boa, porque já pegamos o clima dos jogos nas fases anteriores para trazer para as finais", comentou Amanda Ribeiro, assistente administrativo da Unimed Juiz de Fora, que jogou peteca.
 
Muitas delegações e atletas participaram pela primeira vez dos jogos. Como o Júlio César Ávila, que atua no setor de Crédito do Sicoob Credinter, no Posto de Atendimento de Areado, e atuou no futebol society. "Nossa cooperativa nunca havia integrado o Coopsportes e estamos achando tudo muito bem organizado", frisou.
 
A gestora da Seguros do Sicoob Noroeste de Minas, de Unaí, Sílvia de Fátima Cândido, competidora da sinuca contou um pouco da sua história com o esporte. "Quando eu tinha 15 anos, observava os amigos do meu pai jogar e depois praticava sozinha", contou. "Estou muito impressionada com tudo relacionado ao evento, local, estrutura, tudo muito bacana", completou. 
 
"Voltamos a participar dos jogos este ano e estamos gostando muito da experiência, conhecer pessoas de outras cooperativas, compartilhar", avaliou o analista de Crédito do Sicoob Credisudeste, de Muriaé, Moacyr Pereira, atleta do vôlei.

Débora Conrado, assistente de normas do Sicoob Divicred, de Divinópolis, chegou às finais na modalidade xadrez e concorda que integrar o evento não é importante apenas pelo esporte, mas pela oportunidade de interação com os colegas. "A intercooperação que o Coopsportes proporciona é muito interessante", disse.
 
Auxiliar financeiro da Coaperiodoce, de Governador Valadares, Angélica França, se classificou para as finais do vôlei e contou que, em sua primeira participação, os membros da cooperativa tiveram uma grata surpresa. "Fomos uns motivando os outros participar, animando uns aos outros e agora pretendemos jogar todos os anos", contou.
 
Este ano, 43 cooperativas participaram do Coopsportes, divididas em seis etapas, realizadas em Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Ipatinga, Poços de Caldas e Araxá. Na fase regional, participaram 940 atletas, um aumento de mais 200% em relação a 2018.
 
Cunho social
 
O Sistema Ocemg, por meio do Coopsportes, propõe que as cooperativas façam doações de alimentos não perecíveis ao se inscreverem para os jogos. Com essa contribuição foi possível angariar 3370 kg de alimentos durante as fases regionais, doados para instituições das seis cidades.
 
Além disso, somente na final, na capital mineira, 1200 kg de alimentos, que contribuirão com a Cidade Ozanan, obra administrada e mantida pela Sociedade de São Vicente de Paulo que engloba a Casa do Ancião e a Creche Odete Valadares.
 
Denis Faria, que atua na supervisão da Cidade Ozanan, recebeu as doações no dia do evento. "Atualmente, 87 idosos residem no local e 166 crianças são atendidas na creche. Essa ajuda é muito importante, porque somos uma instituição filantrópica, que sobrevive a base de doações e parcerias com a prefeitura", explicou.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h