OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

03/09/2019
Encontro Educa OQS aborda ações de aproximação com cooperados, comunidade e colaboradores

"A Organização do Quadro Social (OQS) é o âmbito mais importante do sistema cooperativista. Afinal, cooperativas tratam com pessoas e são elas que movem o negócio". Com essas palavras, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu os trabalhos do Encontro Educa OQS, realizado no dia 27 de agosto, na Casa do Cooperativismo Mineiro.

Com foco em promover a troca de experiências entre os participantes, o evento contou com a presença de mais de 70 Agentes de Desenvolvimento Cooperativista (ADCs) e dirigentes de cooperativas mineiras.

Para proporcionar um ambiente de aprendizado, a programação do evento foi composta por palestras e apresentações de cases de sucesso na área. A consultora da M Prado Cooperativas Luciana Martins, palestrante no evento, falou sobre  o tema estratégias de relacionamento para o quadro social e políticas de fidelização.

Segundo ela, nos últimos anos, as cooperativas têm voltado sua atenção para a OQS, por ter entendido sua relevância para a sustentabilidade do negócio. "Não há nada mais dispendioso para uma cooperativa que um quadro social desajustado", alertou. E complementou: "Além disso, não adianta que os ADCs façam seu trabalho de educação cooperativista se isso não está alinhado com os demais colaboradores, que também atendem o cooperado".

O fundador da M Prado Consultoria, Marcelo Prado, traçou um panorama do cenário atual para frisar que é preciso estar atento às mudanças que rodeiam as cooperativas. "Vivemos em um mundo onde as necessidades das pessoas, dos cooperados, se altera de forma muito rápida. Portanto, é preciso que atuemos tendo esse fato em mente, sobre como nossa cooperativa deve acompanhar esse ritmo", comentou.

Para Michel Araújo, analista de Monitoramento e Capacitação do Sescoop Amapá, que esteve presente, juntamente com um colega de equipe, o evento foi motivador para futuras realizações. "Ficamos impressionados com o OQS, visto que as cooperativas do nosso Estado precisam muito deste trabalho. Lá, existe uma certa deficiência dos cooperados em entender que eles são donos do negócio. As informações que recebemos aqui vão ser muito úteis", frisou.

Cases de sucesso

Complementando os debates, foram apresentados cases de sucesso de cooperativas de outros Estados e de Minas Gerais, mostrando as ações realizadas nas suas regiões.

O gerente de Relacionamento com o Médico Cooperado, da Unimed Fortaleza, Daniel Sabino, comentou o trabalho feito pela equipe com foco em aproximar os mais de 4.100 associados da cooperativa. Segundo ele, as principais ações foram no sentido de conseguir resolver as questões e problemas de cada um de forma rápida e eficaz, seja pessoalmente ou via atendimento por telefone. "Antes, era comum que o médico cooperado visse a cooperativa como uma prestadora de serviços. O esforço é em engajá-los como donos do negócio", contou.

Com grandes dimensões, a Cooperativa Central Ailos, que atua em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, teve desafios para aproximar dos cerca de 770 mil cooperados, que fazem parte das 13 cooperativas associadas ao Sistema. Elaine Rodrigues, gerente de Governança da área de Secretaria de Governança e Relacionamento com o Cooperado, contou a experiência de atuar em diferentes Estados e junto a um público tão variado. "Vimos que não adiantava apenas trazer o cooperado para o cotidiano da cooperativa, mas que precisávamos buscar gerar valor para ele e conquistar sua confiança", disse.

A distância também foi um fator considerável para a Unimed Curvelo na implantação das ações de OQS. Atualmente, a cooperativa conta com 205 cooperados, espalhados por 42 cidades. A assessora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Renata Alves, e a analista de Relacionamento com o Cooperado Emanuelle Rodrigues detalharam a atuação da cooperativa nessa frente.

Já Sicoob Divicred, representado pela diretora executiva, Consuelo Melo, e pelo analista de Comunicação e Planejamento Vagner Gualberto, mostrou a evolução do programa Divicred Valoriza, que foca na aproximação com os cooperados, a comunidade e os colaboradores. "Diminuímos o número de ações do projeto para focarmos na qualidade dessas iniciativas", frisou Vagner, afirmando que a mudança no ponto de vista se deu a partir da participação da cooperativa no ciclo de 2016 do Educa OQS.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h