OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

08/10/2019
Pleitos do cooperativismo são defendidos em discussões sobre Reforma Tributária

O sistema tributário no Brasil é conhecido por ser complexo e burocrático e, por esses motivos, tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal discussões sobre a Reforma Tributária.

Atualmente, existem duas propostas sendo analisadas pelos parlamentares e o cooperativismo, representado pelo Sistema OCB, está participando de audiências públicas, eventos e reuniões com os Poderes Legislativo e Executivo com vistas a acompanhar o processo e defender os interesses do setor. Existem pontos defendidos pela organização que são importantes para manter a segurança jurídica das conquistas legislativas e normativas referentes ao tratamento tributário do ato cooperativo, que consiste nas operações que a cooperativa realiza com seus cooperados.

Por definição legal, o ato cooperativo não configura ato comercial, ou seja, não é uma operação de mercado nem contrato de compra e venda de produtos. Sendo assim, ocorre o redirecionamento da incidência tributária para a pessoa física - cooperado - e não a pessoa jurídica - cooperativa. Afinal, o acúmulo de riqueza está no associado, e a cooperativa apenas presta serviços a ele.

Os pleitos do setor na Reforma Tributária, portanto, são garantir a aplicação adequada do tratamento tributário às cooperativas; afastar a duplicidade de tributação nas figuras do cooperado e da cooperativa; impedir uma tributação mais grave na relação entre cooperado e cooperativa do que a que incidiria sobre o indivíduo em outra situação; e garantir, nos tributos não cumulativos, a manutenção dos créditos nas operações da cooperativa e também daqueles que adquirem seus produtos e serviços. 

(Com informações do Sistema OCB)

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h