OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

09/10/2019
Resultados refletem compromisso do Sistema com o desenvolvimento do setor

O cooperativismo tem se destacado ano após ano no que se refere às melhorias de suas práticas de gestão e o Sistema Ocemg tem investido fortemente na formação e capacitação de gestores e colaboradores, especialmente apoiados pelas ações do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-MG). O foco é a profissionalização do negócio cooperativo para o aumento da competitividade do segmento no mercado.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão reconhece não apenas as cooperativas, mas todo o trabalho de monitoramento realizado para a implantação de boas práticas de gestão em Minas e no Brasil. "Os resultados desta premiação demonstram que as cooperativas mineiras a cada ciclo alcançam um nível a mais de maturidade em sua gestão e isso é reflexo do trabalho colaborativo e do interesse conjunto de se fazer mais e melhor. O Sistema Ocemg não mede esforços para qualificar a gestão cooperativista, potencializando a atuação eficiente do setor", ressalta.

Para concorrer ao Prêmio SomosCoop as cooperativas devem participar do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC) passando pelas etapas de preenchimento do questionário do PDGC; avaliação das informações das cooperativas selecionadas e visita dos avaliadores.

Os critérios de avaliação do prêmio são os mesmos utilizados no PDGC, em que as cooperativas se inscrevem conforme o nível de maturidade: Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Aquelas que alcançam pontuação definida pela Banca Julgadora são reconhecidas nas faixas Bronze, Prata e Ouro, dentro de cada nível de maturidade. A cooperativa que desponta com as melhores práticas é eleita como Destaque de Melhoria Contínua e Governança Cooperativista.

PDGC

Lançado em 2013 pelo Sescoop Nacional, o PDGC é uma eficiente ferramenta para a promoção do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. O programa é um desdobramento da Diretriz Nacional de Monitoramento, criada pela Unidade Nacional em 2011. A parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) dá base para que o PDGC seja um instrumento de preparação para as cooperativas no mercado, incentivando as boas práticas de gestão e governança. Desde a sua criação, Minas Gerais vem se destacando no que se refere à participação no programa. Logo no primeiro ano, 2013, foram 106 cooperativas, sendo que a Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg realizou 106 visitas técnicas para alinhamento e acompanhamento do PDGC junto a elas. Em 2017, 91 cooperativas integraram a iniciativa e foram realizadas 94 visitas. Este ano, foram realizadas 119 visitas técnicas à 72 cooperativas. Ao longo de seis anos, 835 visitas do programa foram promovidas pela equipe de técnicos do Sistema Ocemg.

Lançamento do 8º ciclo em BH

Minas Gerais é o único Estado que promove, anualmente, um evento de lançamento do Ciclo do PDGC, marcando o início dos trabalhos do programa junto às cooperativas. Como uma das principais datas do calendário do Sistema Ocemg, o Lançamento do 8º Ciclo do PDGC está marcado para ocorrer no dia 11 de fevereiro de 2020, em Belo Horizonte.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h