OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

29/10/2019
Dia de Cooperar 2019 registra mais de 40 projetos realizados em intercooperação

Em 2019, o Sistema Ocemg registrou que entre 180 projetos realizados no Dia de Cooperar (Dia C), 46 ocorrem de forma intercooperativa, ou seja, envolvendo duas ou mais cooperativas para potencializar cada vez mais os resultados e a abrangência das ações.

As iniciativas são incentivadas pelo Sistema Ocemg com foco no fortalecimento do movimento e na intercooperação entre as participantes. Segundo a analista de Promoção Social Rouzeny Zacarias, durante as oficinas de lançamentos regionais as cooperativas recebem sugestões para realizarem projetos em conjunto. "A partir do momento que uma ou mais cooperativas que atuam em um mesmo município se unem para promover uma iniciativa social, existem dois ganhos: primeiro em escala, em força de trabalho, compartilhamento de recursos, inteligência e experiência de projetos. O segundo é que, à medida que as ações crescem a partir dessa união, a comunidade também ganha, com ações mais estruturadas", explica Rouzeny.

"Muitas vezes, pessoas e organizações deixam de se engajarem em projetos de responsabilidade social com o pressuposto de que deverão dispender um grande montante de recursos ou de tempo. Na medida em que as cooperativas passam a desenvolver iniciativas de forma intercooperativa, esforços e investimentos são compartilhados", ressalta a Gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar.

O Pedal do Café, por exemplo, foi promovido a partir de uma parceria entre Cooxupé e Sicoob Agrocredi e uniu a prática esportiva a solidariedade. A iniciativa das cooperativas integrou uma tradicional corrida em Guaxupé, porém, incluindo a doação de 300 litros de leite, no momento da inscrição. Houve ainda o Pedal Kids, que inseriu as crianças no evento por meio de um circuito de bicicleta e atividades para o público infantil. A ação intercooperativa reuniu 500 pessoas e envolveu um total de 50 voluntários para sua formulação.

"A intercooperação é benéfica em todos os sentidos, incentivando especialmente a integração entre as cooperativas. Trabalhamos em conjunto na formulação, organização e execução do projeto do início ao fim, nos permitindo alcançar os objetivos propostos. O Dia C tem a capacidade de nos aproximar dos nossos públicos de interesse, além de contribuirmos com instituições sociais da cidade", afirma Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.

Já o projeto denominado "Educar para Cooperar ? Jovem" contou com o trabalho conjunto de 12 cooperativas - Conap, Coopermoda, Coopifor, Coopmetro, Coopsev, Copenge, Cotracargem, Cultura, Engecoop-MG, Fetranscoop/MG, Sicoob Coopemg e Uniodonto/BH, que unidas formam o Fraternalcoop.

No Dia C 2019, elas investiram em uma ação direcionada para jovens de baixa renda da rede pública de ensino de Belo Horizonte e Contagem, visando auxiliá-los na escolha da carreira profissional e no acesso aos cursos superiores.

Para tal, foram promovidos ciclos de palestras e teste vocacionais para os alunos do Programa Aprendiz, da entidade de assistência social Rede Cidadã. Aconteceu ainda, em paralelo, uma caminha ecológica de 10 km, em Riacho das Pedras, em Brumadinho.

"O objetivo inicial era atender 100 jovens, mas conseguimos atingir mais de 200. A relação de comprometimento entre as cooperativas fez a diferença para o êxito do projeto. Estamos juntos desde 2009, algumas permaneceram, outras acabaram de chegar, mas o nosso foco é transformar o movimento em um dia de esperança e novas conquistas para muitos", complementa a coordenadora de Recursos Humanos da Coopmetro, Simone Santos.

Em dezembro, durante o XIII Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, será lançada a publicação com todos os projetos realizados durante a campanha. Em breve a data, programação do evento e inscrições estará disponível neste Portal. 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h