OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

26/11/2019
Semana Internacional do Café reúne cooperativas e especialistas do setor em BH

Um dos maiores eventos do setor no mundo, a Semana Internacional do Café (SIC) aconteceu, pelo sétimo ano consecutivo, no Expominas, na capital mineira. Entre os dias 20 e 22 de novembro, produtores, torrefadores, baristas, especialistas e consumidores conheceram as novidades do mercado na maior feira brasileira do setor. O Sistema Ocemg foi patrocinador diamante da iniciativa, que reuniu milhares de pessoas e contou com a participação de mais de 20 cooperativas mineiras. 

A edição de 2019 contou com 35 eventos concomitantes e 220 marcas ligadas ao segmento cafeeiro, registrando um aumento de 25% em relação ao ano anterior. O governador Romeu Zema, presente na abertura, ressaltou que a única atividade que apresentou um crescimento sistemático nos últimos 20 anos no Brasil foi o agronegócio. Ele acrescentou ainda que sua equipe está trabalhando para que o setor de café, bem como toda a agropecuária, tenham bons resultados nos próximos anos.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, complementou a fala do governador. "Sabemos que foi um ano difícil para o produtor rural, porque faltou dinheiro no bolso. Estamos focando em políticas para que anos de crise sejam menos prejudiciais para esses produtores", frisou. Nas duas últimas semanas, o café teve uma alta de 3,5%, um fôlego para aqueles que sofriam com baixas desde abril, impulsionadas por uma queda no mercado global.

"Se um país fosse, Minas seria o maior produtor e exportador de café no mundo", ressaltou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que completou com um alerta: "Precisamos de mais agressividade institucional do país com o café, que é o pilar que sustenta o equilíbrio da balança comercial do Brasil".

Na ocasião, o presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, afirmou que a SIC cresce a cada ano. "A Semana Internacional do Café tem como ponto principal a abordagem de toda a cadeia produtiva, desde o pé de café até a xícara", comentou. A estimativa da organização é de que cerca de 25 mil pessoas tenham passado pelo local, vindos de todos os cantos do país e de mais de 40 países.

Cooperativismo

De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café em Minas Gerais representa 53,5% da safra nacional do produto. Isso torna o Estado o maior produtor cafeeiro do Brasil. A participação das cooperativas é de 25,8% na produção do país, sendo que 48,3% passa por cooperativas mineiras.

Além do patrocínio do Sistema Ocemg, 20 cooperativas marcaram presença no evento. Para Leonardo Brandão, presidente da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais Ltda (Coccamig), que representa 15 cooperativas de Varginha e da região do Sul de Minas, a participação como expositor da SIC já faz parte do calendário da organização.

"Esse encontro engloba pessoas de todo o setor do café, desde a base até o consumo e, com o estande, nós aparecemos para o público como cooperativas produtoras, contando ainda com a chancela e apoio do Sistema Ocemg", explicou Brandão.

Pelo segundo ano consecutivo, a Coopfam, de Poço Fundo, montou um estande na SIC. "Esse é o evento que esperamos o ano todo, porque traz oportunidades, contatos, podemos encontrar com outras cooperativas. Aqui, mais do que tudo, é um ponto de encontro", comenta Vânia Pereira, presidente da cooperativa, que levou os melhores cafés da cooperativa, inclusive a marca de cafés femininos, produzidos pelas 89 cooperadas.

"Participávamos em edições anteriores, mas este ano, estamos com uma participação mais física, presentes com o estande. Acompanhamos o desenvolvimento da Feira e ficamos muito satisfeitos com seu crescimento, com presenças relevantes. A Cooxupé sempre estará presente no evento", ressaltou Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da cooperativa, considerada a maior do segmento no mundo.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h