OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

17/12/2019
Audiência Pública na ALMG confirma importância do cooperativismo no Estado

Em audiência pública conjunta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada no dia 10 de dezembro, pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Agropecuária e Agroindústria, foi instalada a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG) em sua 19ª Legislatura e empossados seus membros.
A plenária teve como objetivo ainda debater a importância do segmento cooperativista para o Estado. A Frencoop-MG conta com a adesão de 66 deputados, o que corresponde 85,7% do total de 77 representantes estaduais que atuam na ALMG.

O Sistema Ocemg marcou presença na audiência e contou com a presença também de dirigentes das cooperativas mineiras de diversos ramos, cooperados e representantes do governo. Para o presidente da organização, Ronaldo Scucato, a ALMG é o local onde a sociedade se reveste de autoridade para que seus pleitos sejam atendidos e o apoio e fomento ao cooperativismo são muito relevantes para cerca de 25% da população do Estado envolvida com o segmento. "Não existe modelo melhor para o povo que a democracia e o poder Legislativo, aplicado nesta Casa, tem grande relevância no processo democrático", frisou.

O presidente da Frencoop-MG, Antônio Carlos Arantes afirmou que "o cooperativismo nunca foi tão importante tendo em vista um mundo capitalista e competitivo, se você é um empreendedor pequeno, a melhor maneira para se tornar grande é se associando a uma cooperativa".

"Nossa proposta é que esta Casa, por meio dos parlamentares, possa cumprir o papel de representar os anseios de cada um dos ramos do cooperativismo", complementou o vice-presidente da Frente, Coronel Henrique.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, enriqueceu o debate apresentando os números do cooperativismo mineiro: atualmente existem 770 cooperativas, que empregam direta e indiretamente cerca de 50 mil pessoas, registrando movimentação de R$ 53,6 bilhões ao ano. Isso corresponde a 9% do Produto Interno Bruto de todo o Estado.

Novidades para o próximo ano

Durante a Audiência Pública, a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Maria Eneila Loiola, confirmou a reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo, que contará com representantes de diversas secretarias; do Sistema Ocemg e da Frencoop-MG. A primeira reunião está prevista para janeiro de 2020. "O objetivo é fomentar, propor e elaborar ações e políticas voltadas para tornar o setor cooperativista cada vez mais forte em Minas", explicou Maria Eneila.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h