OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

18/02/2020
Workshop Liderança Transformadora capacita gestores de cooperativas participantes do PDGC

Presidentes, diretores e superintendentes de cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), vencedoras nas categorias Prata e Bronze do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, participaram do Workshop Liderança Transformadora na última semana. O curso, oferecido pelo Sistema Ocemg, foi realizado no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, reunindo 60 participantes, divididos em duas turmas. A capacitação ocorreu nos dias 12 e 14 de fevereiro e contemplou aulas teóricas e um período de imersão na Unimed BH para fins de benchmarking.

Durante o workshop os participantes receberam informações para a identificação de práticas aplicáveis e/ ou adaptável às realidades das cooperativas, visando ao aprimoramento da gestão e governança.

"O workshop visa ajudar os representantes de cooperativas a compreender melhor os processos gerenciais do instrumento de autoavaliação de governança, que passou por mudanças robustas em 2019, e percebemos que houve uma pequena queda nos Índices de Governança. O objetivo, então, é que eles possam fazer uma nova autoavaliação para traçar melhorias e participar do prêmio em 2021", explicou a instrutora do Sistema Ocemg e especialista técnica da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) dentro do PDGC, Luciana Matos. O curso contou também com aulas do instrutor Dalton Sardenberg.

O presidente do Sicoob Credilivre, de Manhuaçu, Sebastião Lopes, afirmou que o aprendizado constante e a evolução no PDGC são focos da equipe de gestores da cooperativa. "Há quatro anos estamos participando do programa, preenchendo o questionário, de forma a aprimorar a gestão e a governança da cooperativa. Sabemos que precisamos nos relacionar com todos os nossos públicos de interesse e nossa diretoria e conselho procuram se capacitar para evoluir", disse.

Para José Maria Marques, superintendente Administrativo-Financeiro da Coopatos, de Patos de Minas, o PDGC contribui de forma significativa para a cooperativa e para o ramo em que ela se enquadra. "O Agro não tem um órgão regulador como o Crédito ou a Saúde. Portanto, é um motivo ainda maior para que estejamos participando de cursos como este, para adquirir conhecimento e melhorar o processo de gestão da Coopatos", ressaltou.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h