OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

29/04/2020
Dia C é um grande legado do cooperativismo brasileiro

Na Webinar do projeto OnCooop realizada no último dia 29 de abril, o professor da Fundação Dom Cabral e consultor do Sistema Ocemg para os assuntos de sustentabilidade, Pedro Lins, confirmou o Dia C como um dos grandes legados do cooperativismo para o mundo. Na ocasião, ele apresentou a temática ligada à construção do legado e sustentabilidade, enfatizando que, no atual cenário, "nossa atitude é o que vai fazer a diferença". A referência está em sintonia com o tema do Dia de Cooperar, que em 2019, fomenta que as ações sociais sejam voltadas ao combate e prevenção à pandemia de Convid-19. Segundo o professor, ?estamos isolados, mas o nosso modo de agir e a nossa contribuição não. Essa situação vai passar. Então, nossa atitude hoje vai fazer a diferença amanhã. O Dia C é um grande legado do cooperativismo para o mundo, disso não tenho dúvida?, ressaltou.

Na abertura do Webinar, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a solidariedade como um dos principais valores cooperativistas e também exaltou a importância do Dia C no atual contexto. "Nós cooperativistas estamos trabalhando com a visão da cooperação muito antes dessa pandemia. Em 2019, com o Dia C, mais de 1,5 milhão de pessoas foram beneficiadas pelo cooperativismo mineiro, com 43 mil voluntários em quase 300 cidades, na maior diversificação de atendimentos. Legado, portanto, não é herança, legado é imaterial. É algo que nos orgulha ao olharmos para trás como o Dia C", afirmou o presidente.

O Dia C foi criado em Minas Gerais, em 2009, e se estendeu por todo o país a partir de 2015, com o apoio do Sistema OCB. Já são mais de 6.836.883 pessoas beneficiadas desde então e 419.603 voluntários envolvidos em todo o Brasil na proposta de realizar ações voluntárias em prol do desenvolvimento social. Para 2020, a ideia é que todas as ações sejam direcionadas para a mitigação dos impactos do Coronavírus e toda a campanha será feita de maneira digital. De acordo com a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, em breve será apresentada uma Webinar exclusiva de lançamento do Dia C em Minas para abordar as principais novidades na campanha deste ano.

Durante o encontro do projeto OnCoop do dia 29, a presidente do Sicoob Credicenm, Carla Generoso, manifestou seu orgulho de pertencer a um sistema inovador que contribui para a conscientização cidadã, elogiando a iniciativa de discutir um tema tão importante, considerando os exemplos cooperativistas.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h