OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

05/05/2020
Sistema Ocemg prepara lançamento do Dia C em live com César Menotti e Fabiano

Em meio à pandemia, o Sistema OCB anunciou que o Dia C 2020 será voltado às ações de combate e prevenção ao novo coronavírus. Em Minas Gerais, o lançamento oficial do programa acontecerá no próximo domingo (10/05), em parceria com a Rádio 98FM, que abriu sua programação para divulgar o cooperativismo e as atividades do setor em prol do desenvolvimento. Em um especial de Dia das Mães, a ideia é conectar a sociedade ao cooperativismo e ao Dia C. Vai ter muita música, conteúdo jornalístico, de entretenimento, cases de cooperativas e, claro, o lançamento do Dia C ao vivo, na Live Exclusiva com a dupla sertaneja mineira César Menotti e Fabiano, às 16h, pelo YouTube do Sistema e também pelas plataformas da 98FM, 98Live e Youtube.

Agende essa data e prepare-se para mais essa iniciativa do bem, que promete arrecadar muitos alimentos para ajudar a diversas instituições sociais cadastradas no Sistema Ocemg. Na próxima semana, dia 13, a Webinar OnCoop sobre sustentabilidade também vai abordar o Dia C, às 14h30.

Após mais de dez edições, o Dia de Cooperar (Dia C) continua se reinventado. Este ano, o movimento que nasceu em 2009, em Minas Gerais, e tomou o país em 2015, terá uma nova proposta devido à pandemia do novo coronavírus. Com ações pontuais ou contínuas, o importante é unir é reunir pelas redes sociais os voluntários, identificando as principais necessidades das comunidades locais de atuação das cooperativas. Vale auxiliar famílias, hospitais, instituições sociais, moradores em situação de rua, comércio, ou qualquer outra iniciativa que contribua no combate e prevenção à Covid-19, reafirmando o compromisso do voluntariado cooperativista com a sociedade.

"O Sistema Ocemg em consonância, com o Sistema OCB, irá adotar, para a campanha do Dia de Cooperar 2020, a realização de ações de responsabilidade social com foco na mitigação dos problemas causados pela Covid-19 em Minas. Contamos, ainda, com a parceria das cooperativas mineiras, para que se mobilizem neste Dia C, dando prosseguimento à construção deste legado de transformação social inerente ao cooperativismo", ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

O objetivo é que as cooperativas identifiquem as principais necessidades das cidades em que atuam. Entre as iniciativas já registradas em Minas Gerais, destaca-se a confecção de máscaras e arrecadação alimentos destinados para a população e pessoas carentes, além de doação de respiradores para hospitais para o tratamento de pacientes. A celebração do Dia C também será online, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar aglomerações. A data da comemoração permanece no primeiro sábado de julho (4/7).

Sobre o Dia C

Somente em 2019, 278 cooperativas mineiras participaram do Dia de Cooperar com ações voltadas para as comunidades de 299 municípios em que atuam. 42.790 voluntários foram mobilizados pelo movimento, que beneficiou, no ano passado, 1.404.743 pessoas. "Vamos continuar envolvendo milhares de pessoas, principalmente, neste momento delicado de pandemia, em que devemos nos unir em benefício do próximo", reafirma Scucato, convidando as cooperativas mineiras a participarem do Dia C 2020.

Em todo o Brasil, o Dia C mobilizou, desde a sua nacionalização, 854.721 voluntários, e  11.935.337 pessoas foram beneficiadas pelas ações de responsabilidade social das cooperativas.

 

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h