OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

05/05/2020
Relatório do Banco Central aponta que instituições estão preparadas para enfrentar Covid-19

O Banco Central do Brasil divulgou, em abril, Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central, uma publicação semestral que apresenta um panorama da evolução recente e perspectivas para a estabilidade financeira do país. Os dados do documento são referentes ao segundo semestre de 2019.

As principais conclusões foram que, até o final do ano passado, os riscos para a estabilidade financeira permaneciam baixos; o nível de liquidez das instituições financeiras permanecia adequado e os índices de capitalização mantiveram-se confortáveis, tendo ocorrido, inclusive, um reforço de provisões ao final do segundo semestre.

Segundo Paulo Souza, diretor de fiscalização do BC, que falou em coletiva, o fechamento apontava um contexto cujas perspectivas para 2020 eram de "crescimento significativo no mercado de crédito, tanto para empresas quanto para famílias, e o cenário do sistema financeiro se mostrava completamente pronto para suportar o crescimento econômico do país".

Em contraponto, ele frisou que, tendo em vista o cenário adverso proporcionado pela pandemia da Covid-19, foram criadas medidas liberando capital e direcionando liquidez para manter a funcionalidade dos mercados financeiros, assegurando a estabilidade e apoiando a economia.

O BC realizou, ainda, um estudo de impactos do novo coronavírus como uma situação de estresse e o resultado foi um dos mais severos vistos pela entidade até o momento. Porém, Souza afirmou que as simulações continuam apontando que as instituições financeiras têm capacidade para enfrentar esta crise.

Clique aqui para ler, na íntegra, o relatório.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h