OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

25/10/2011
Cooperativas de Crédito têm a segunda maior rede de agências

O cooperativismo de crédito demonstra estar cada vez mais forte. Estudo do Portal do Cooperativismo de Crédito, com base na publicação "Maiores & Melhores de 2011 da Revista Exame", mostra que, em sua totalidade, o segmento ocupa o segundo lugar em número de agências no país, com 4.500 unidades. O primeiro é o Banco do Brasil, com 5.087. O segmento supera importantes instituições financeiras como Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC.

No que diz respeito aos clientes, o segmento crédito conta com 5 milhões e 100 mil usuários, o que garante a sexta posição. Já nos quesitos volume de depósito e ativos administrados, o segmento ocupa respectivamente o 7º e o 9º lugar. Todos os números analisados correspondem ao ano de 2010 e demonstram que as cooperativas de crédito estão entre as maiores instituições financeiras do país.

O Sicoob, considerado o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, possui 14 centrais, 584 cooperativas singulares, 1300 Postos de Atendimento Cooperativo, 1884 pontos de atendimento, 1,9 milhão de associados e 15 mil funcionários.

Na última quinta-feira (20/10), o segmento celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. O dia é lembrado, desde 1948, na terceira quinta-feira de outubro. Neste ano, as comemorações trouxeram o tema "As cooperativas de crédito constroem um mundo melhor", remetendo à temática do Ano Internacional das Cooperativas (2012). A proposta é destacar o importante papel que o ramo crédito desempenha, potencializando o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que estão presentes.    

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, destaca que as cooperativas de crédito estão levando seus serviços para um número cada vez maior de pessoas. "Por meio de investimentos na profissionalização da gestão, o ramo crédito tem levado produtos e serviços até as comunidades mais distantes, democratizando o acesso a estes mecanismos em todo o país", ressalta.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h