OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

01/11/2011
Sistema lança "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro"

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sistema Ocemg/Sescoop-MG) acabam de lançar as "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2011". O material faz parte de um estudo técnico realizado pela entidade por meio de pesquisa de dados junto às cooperativas mineiras e reúne o balanço social, anuário e ranking do segmento em Minas.

De acordo com o documento, o Estado é o segundo maior em número de cooperativas, com 772 instituições (11,6% do total brasileiro), e congrega mais de um milhão de cooperados (1.043.210) - aumento de 12,7% entre os anos de 2009 e 2010. As cooperativas mineiras são responsáveis pela geração de 33.374 empregos diretos, crescimento de 11,9% em relação ao mesmo período.

No Estado, os ramos que apresentaram o maior número de cooperativas foram Agropecuário, Crédito, Saúde e Transporte, com 83,1%. Em relação ao número de associados, os maiores foram Crédito, Agropecuário e Consumo, com 90,4%. No que se refere ao número de empregados, destacam-se os ramos Agropecuário, Saúde e Crédito, com 90,5% do total.

Para o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, a publicação não se trata apenas de uma ferramenta de pesquisa e consultas, mas de uma radiografia do cooperativismo em Minas. "Este documento pode ser considerado um indicador de tendências, que registra o desempenho do setor no ano passado e confirma a trajetória ascendente de nossas cooperativas", afirmou.

Além de apresentar os princípios, valores e a estrutura de representação do sistema cooperativista - do nível global para o regional -, o documento traz informações sobre os 13 ramos do setor (Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Infraestrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte, Turismo e Lazer).

A publicação também mostra indicadores de desempenho com os resultados relacionados ao quadro social,quadro funcional, desempenho financeiro, contribuições para a sociedade, entre outros.

As "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2011" já estão disponíveis no Portal do Cooperativismo Mineiro. Clique aqui para acessar.

.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h