OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

08/11/2011
Lançado oficialmente o Ano Internacional das Cooperativas

Com o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor", a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou oficialmente, no dia 31 de outubro, em Nova York, o Ano Internacional das Cooperativas (2012). O tema escolhido reflete as ações do cooperativismo sustentadas na solidariedade, confirmando seu compromisso com o desenvolvimento social em prol da coletividade.

A solenidade de lançamento foi acompanhada por representantes do cooperativismo de todas as partes do mundo. A delegação do Brasil foi composta pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, pelo presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG e também vice-presidente da OCB, Ronaldo Scucato, pelo conselheiro da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Américo Utumi, e pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka.

Segundo o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, a iniciativa da ONU significa um momento muito importante para o cooperativismo mundial. "Vemos aqui um reconhecimento internacional do papel que as cooperativas têm na geração de trabalho e renda com inclusão social. Com isso, teremos a oportunidade de disseminar os benefícios das práticas cooperativistas para o mundo todo", afirmou.

O líder do cooperativismo mineiro, Ronaldo Scucato, confirma o Ano Internacional das Cooperativas como reconhecimento do segmento. "Muito nos honra a iniciativa e faremos o possível para demonstrar as ações sociais e culturais que desenvolvemos pela comunidade. É um momento de darmos visibilidade às ações e projetos que praticamos diuturnamente", disse.

A delegação brasileira ainda participou de uma mesa de debate sobre o impacto das cooperativas no desenvolvimento, com foco nas discussões sobre segurança alimentar, financeira e sustentabilidade econômica e ambiental. Além disso, foi realizado um fórum de debates entre lideranças das 300 maiores cooperativas mundiais, com vistas a estabelecer um diálogo estruturado para criar condições de transformar as cooperativas no modelo empresarial de crescimento mais eficiente para o final desta década. O resultado será uma agenda estratégica a ser fechada em Manchester em novembro de 2012.

O diretor-geral da ACI, Charles Gould, encerrou o evento com a palestra "Um Negócio Incomum", em que apresentou o modelo cooperativista como forma única de negócio. Ao final do encontro, os representantes brasileiros se reuniram com a Embaixadora Maria Luiza Viotti, chefe da delegação permanente do Brasil na ONU.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h