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22/11/2011
Conquistas do Programa de Educação Cooperativista são destacadas em Encontro

O II Encontro de Formação de Educadores Cooperativistas, realizado nesta segunda-feira (21/11), pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG, teve por objetivo debater as conquistas e os avanços do programa "Educar para Cooperar, Cooperar para Crescer, Crescer para Ser". A iniciativa visa difundir a cultura do cooperativismo em âmbito estadual por meio da capacitação dos membros da comunidade escolar e foi avaliado positivamente pelos participantes.

O projeto, idealizado pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG, contempla 30 escolas municipais de João Monlevade e Esmeraldas, além da Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen-BH), sendo executado em parceria com as secretarias municipais de educação dessas cidades. Com a proposta, aproximadamente 1.200 alunos do 4º ano do ensino fundamental foram contemplados.

O programa prioriza debates, assembleias, dinâmicas e atividades lúdicas para abordar os valores do cooperativismo e sua importância no ambiente escolar. Entretanto, a pedagoga do programa, Riza Mayr, explica que antes de colocá-lo em prática é promovido um diagnóstico para conhecer a realidade das instituições de ensino. "Procuramos nos informar sobre as escolas de cada região para, posteriormente, elaborarmos a estratégia mais adequada para cada instituição. Além disso, os professores passam por capacitação para executar o trabalho", explica. O diagnóstico feito previamente serve como base para elaboração de todo material didático utilizado pelos educadores.

A abertura do Encontro que apresentou os resultados do programa foi feita pelo vice-presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Luiz Gonzaga Viana Lage. Na ocasião, ele ressaltou que a escola é um espaço importante para propagar os princípios cooperativistas. "Queremos mostrar a essas crianças e jovens a importância de cooperar com o próximo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas".

Avaliação

Participaram do evento aproximadamente 70 representantes das três cidades que integram o projeto. Todos apresentaram suas experiências e os resultados obtidos nas escolas. A professora da Coopen-BH, Carla Nascimento, disse que o programa teve impacto positivo no dia a dia dos estudantes. "Além de promover mudanças significativas no comportamento de vários alunos, o projeto fortaleceu ações já executadas na escola", disse.

A professora da Escola Municipal Maria do Socorro Chaves, da cidade de Esmeraldas, Maria de Fátima Guimarães Francisco, destacou a forma como o programa foi aplicado na instituição em que trabalha. "Procuramos inicialmente mostrar aos jovens o

que é o cooperativismo e quais são seus princípios fundamentais, para isso buscamos potencializar a interatividade entre os alunos. Com esse projeto conseguimos mostrar a todos o que é a cooperação, reduzindo percentuais de indisciplina em algumas turmas".

Quem também não poupou elogios ao projeto foi a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade, Poliana Cota Martins. "Graças à criatividade dos professores que promoveram uma série de debates com os alunos, nós conseguimos observar uma mudança comportamental significativa nos mesmos". Ela afirma que, no município, o programa foi executado por 45 professores em quatro escolas, beneficiando 350 estudantes.

Para a coordenadora do programa pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Thais Leite, é fundamental trabalhar os valores cooperativistas nas escolas. Por isso, o projeto será ampliado. "Vamos estender a ação para os alunos do 5º ano, e os professores começarão a ser capacitados a partir de fevereiro de 2012".

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