OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

22/11/2011
Fopemimpe debate propostas para micro e pequenas empresas

Discutir os assuntos que englobam as micro e pequenas empresas, desde a sua formação, gerenciamento, produtos e serviços, até a oferta de crédito e atuação no mercado. Com esse objetivo, foi realizado, entre os dias 7 e 9 de novembro, no Sebrae, em Belo Horizonte, o Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe).

O Sistema Ocemg/Sescoop-MG participou do evento junto a diversos órgãos públicos e entidades da sociedade que se dividiram em Comitês Temáticos de trabalho para discutirem os assuntos mais importantes do setor de micro e pequenas empresas. As propostas de cada comitê foram apresentadas na VI Assembleia Geral do Fopemimpe, no dia 10/11, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Os comitês Acesso a Mercados, Comércio Exterior, Formação e Capacitação Empreendedora, Investimento, Financiamento e Crédito, Informação, Qualidade e Inovação e Racionalização Legal e Burocrática apresentaram propostas ligadas ao financiamento e crédito para pequenos empreendedores, capacitação profissional, inovação tecnológica e melhoria na qualidade de produtos e serviços.

Participação

De acordo com o conselheiro do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Geraldo Magela da Silva, a entidade sempre participou do conselho deliberativo do Fopemimpe, que é realizado há 10 anos e foi institucionalizado em 2008 pelo então governador Aécio Neves.

Segundo ele, pelo fato das cooperativas estarem contempladas dentro da lei que beneficia as micro e pequenas empresas - exceto do ponto de vista tributário, é fundamental a participação no Fopemimpe para formularem propostas e garantias para o setor. "Vemos a importância da atuação direta do segmento na economia. As cooperativas de crédito, por exemplo, têm papel fundamental nas políticas de concessão de crédito dentro do Estado. Nas cooperativas de livre admissão, grande parte dos sócios são micro e pequenos empresários", explica Magela.

Os comitês também discutiram as possibilidades de acesso a novos mercados e comércio exterior, alternativas para agilizar os processos fiscais e administrativos, sugestões para mudanças na legislação e o aumento na participação dos pequenos empreendedores nas compras governamentais.

Tudo isso, segundo Magela, vem sendo implementado através de propostas do Fopemimpe, como acesso a políticas de crédito mais adequadas e acesso a mercados - que hoje as cooperativas podem buscar através de compras governamentais. "Isso é muito importante porque reforça a possibilidade da ampliação de negócios para as nossas cooperativas, gerando trabalho, emprego e renda", afirma.

Para acompanhar as ações dos Fopemimpe, acesse http://fopemimpe.blogspot.com/

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h