OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

30/11/2011
Participantes do Dia C são homenageados durante Seminário de Responsabilidade Social

O Sistema Ocemg/Sescoop-MG promoveu, na última sexta-feira (25/11), em Belo Horizonte, a V edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras. O evento aconteceu durante todo o dia, no Dayrell Hotel, centro da capital mineira. Na ocasião, foram homenageadas as cooperativas que participaram do Dia C 2011. Além disso, foram debatidos temas inerentes à responsabilidade social e sustentabilidade.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, disse que este é o principal evento do cooperativismo mineiro, porque ele visa potencializar a promoção de ações com enfoque no bem-estar social. "O nosso segmento tem um papel importante no crescimento econômico, mas, acima de tudo, um compromisso com o desenvolvimento humano", destacou.

Sustentabilidade

Com o tema "Projetos de Sustentabilidade", o especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela FIA /CEATS, Vitor Seravalli, trouxe orientações técnicas sobre como elaborar e aplicar um projeto, cujo enfoque seja a sustentabilidade. Informou que, atualmente, um dos desafios das entidades é não só aplicar as ações, mas torná-las sistêmicas em benefício das comunidades. "No âmbito geral, as atividades realizadas ainda são pontuais, por isso avalio que as instituições têm que pensar em promover mais iniciativas, para ampliar o impacto social nas comunidades que elas atuam", defendeu.

Alexandra Gomes Viana, representante de Tião Santos, fundador da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG) do Rio de Janeiro e protagonista do documentário de co-produção Brasil e Inglaterra "Lixo Extraordinário",  trouxe o tema "Reciclagem - dos catadores à logística reversa", que abordou a realidade dos catadores de papel do Rio de Janeiro. Alexandra explicou que eles executam um papel essencial no que diz respeito à preservação ambiental, mas alertou que são necessárias políticas públicas que viabilizem condições dignas de trabalho para essas pessoas. "O cuidado com o meio ambiente deve ser sempre lembrado, mas vale lembrar também que o aterro é um local insalubre, por isso é fundamental darmos boas condições para esses cidadãos exercerem sua função. Em nossa cooperativa nós fazemos isso, mas é necessário mais", pontuou.

Homenageados

Todas as entidades receberam uma placa pela participação no Dia C. Dentre elas, três tiveram a oportunidade de apresentar a ação que realizaram. Um dos projetos é o da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário da Zona da Mata (Coopemata), no qual a entidade construiu uma casa para Roselene Maranhão, que morava em um local com condições extremamente precárias. Para a construção, a cooperativa e os cooperados viabilizaram os recursos. "Todos ficaram sensibilizados com esta ação e isso potencializou ainda mais o sentimento de cooperação na cooperativa, porque os cooperados hoje já pensam em abraçar mais iniciativas como esta", disseram a gerente administrativo, Cláudia Gouveia Teixeira Coelho, e a auxiliar de gerência comercial, Karine Rezende.

Os outros dois projetos apresentados foram da Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa), que uniu esforços com a Unimed Patrocínio, Sicoob Coopacredi e a Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, e a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) que se juntou ao Sicoob Crediara, à Cooperativa Integral de Desenvolvimento do Planalto de Araxá (Coind) e à Cooperativa dos Profissionais de Formação Técnica ou Superior (Cooperar).

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h