OCEMG / SESCOOP / MG

Giro Cooperativo

Home > Fique por Dentro > Giro Cooperativo

07/06/2011
Cooperativas de crédito ganham a confiança de associados

De acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o setor de cooperativismo de crédito já contempla 4% da população economicamente ativa (IPEA) no Brasil, com 4,85 milhões de associados. Os números mostram que, apesar de representar apenas 2,5% do sistema financeiro nacional, o segmento movimenta 66 bilhões de ativos.

De acordo com o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, Sílvio Giusti, o resultado comprova a confiança de seus associados no segmento. "O maior aumento tinha ocorrido em 2009, quando foi de R$ 3,3 bilhões. Agora, o crescimento superou significativamente a melhor marca que tínhamos, atingindo mais que o dobro: R$ 7,9 bilhões".

Com o percentual de 2010, o cooperativismo de crédito registrou 4.529 pontos de atendimento. Se o segmento tivesse a mesma estrutura, seria a segunda maior rede de atendimento, atrás apenas do Banco do Brasil (5.087) e na frente do Banco Itaú (3.739).

Segundo o diretor administrativo da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Federais de Uberlândia - Sicoob Cred UFU, professor João Batista Mendes, o cooperativismo ganhou espaço devido à relação próxima entre os associados e a cooperativa, os juros baixos e a política de distribuição das sobras no final do ano. "As cooperativas têm praticamente os mesmos produtos que os bancos de varejo, mas com juros bem menores", afirma.

Em relação ao número de empréstimos, o Sicoob Cred UFU registra um aumento de 16% ao ano. Já a evolução do patrimônio líquido cresce entre 6 e 11%, no mesmo período. "As pessoas já começam a entender a filosofia do cooperativismo de crédito. Pois como cooperativa, visamos o ganho econômico do cooperado e trabalhamos para o seu bem estar financeiro", comenta o presidente da entidade, Miguel Ângelo.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100