OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

06/12/2016
Constituída a 1ª Federação de Cooperativas Agropecuárias de Leite em Minas Gerais

Um grande passo foi dado para a organização e defesa dos interesses das cooperativas de leite e agropecuárias de Minas Gerais. No dia 2 de dezembro, em reunião na sede do Sistema Ocemg, 34 presidentes e representantes de 30 cooperativas aprovaram o estatuto e escolherem os conselhos de Administração e Fiscal da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas).

A organização de defesa do setor passa a contar com uma equipe diretiva para colocar em prática as propostas discutidas nas reuniões realizadas desde de maio de 2016 pela Comissão das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (CCALMG). Entre as principais demandas está a questão das importações do produto via Uruguai, que vem enfraquecendo a produção interna.

"Nós temos hoje 200 cooperativas do ramo agropecuário em Minas, que devem congregar aproximadamente 200 mil produtores. Já está acontecendo de esses produtores venderem seus animais, algumas propriedades estão modificando suas atividades. Então, a Fecoagro Leite Minas nasce em  um momento de dificuldade desse setor, principalmente, porque o cooperado está com um custo em torno de 37% superior ao ano de 2015 e, só nos últimos 70 dias, ocorreu uma queda de receita de quase 50%", ressaltou o recém-eleito presidente da Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça Filho, que preside também a Coopervap, de Paracatu.

Para o diretor executivo do Consórcio Cooperativo do Grupo Cemil (CCGC), Nidelson Teixeira, o trabalho que precedeu a criação da Federação, com reuniões ao longo de sete meses, serviu de base para as tomadas de decisão do grupo. "Nasce uma nova organização, com o intuito de fortalecer o ramo e fazer valer os anseios dos produtores rurais de Minas Gerais. Nós temos uma participação significativa no que se refere à produção de leite no país e, por isso, faz sentido a gente se organizar para que essa cadeia, cooperados e cooperativas estejam cada dia mais fortes", disse.

"Quando nos unimos, conseguimos ter uma visão mais ampla das coisas. E todos estão de parabéns por terem dado esse passo que é muito importante, tanto na profissão de cada um, e quanto para o segmento cooperativista", frisou o vice-presidente, Luiz Gonzaga Viana Lage.
Durante a reunião, foram discutidos os tópicos mais relevantes do estatuto, aprovado por unanimidade, bem como escolhidos os conselheiros e diretoria da Federação. Todo o processo de constituição da entidade contou com o apoio e respaldo da equipe do Sistema Ocemg com participação das Gerências Jurídica e de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas.

A composição dos conselhos da Fecoagro Leite Minas ficou a seguinte maneira:

Conselho Administrativo
- Presidente: Vasco Praça Filho (Coopervap)
- Vice-presidente: Renato Nunes dos Santos (Coopa - Patrocínio)
- Titular: Cenyldes Moura Vieira (Calu)
- Titular:  João Bosco Ferreira (Cemil)
- Titular: Eustáquio Márcio de Oliveira (Cooperabaeté)
- Titular: Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho (Coopersete)
- Titular: José Marcos de Castro (Coopersam)
- Suplente: James Stewart Villela (Cooperalém)
- Suplente:  Vulmar José Procópio (Coopa - Conceição do Mato Dentro)

Conselho Fiscal
- Titular: Túlio Cota de Freitas (Coopral)
- Titular: Milton Bueno Lobato (Comadi)
-Titular: Antônio José dos Santos (Cooperjac)
- Suplente: Leonardo dos Reis Medeiros (Casmil)
- Suplente: Alceu Gomes do Amaral (Cooproleite)
- Suplente: José Francelino Dias (Coopatos)

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100