OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

14/11/2017
Dia de Cooperar será apresentado em assembleia da ACI na Malásia

O Dia de Cooperar (Dia C), projeto criado em Minas Gerais, será apresentado para cooperativistas do mundo todo nesta quarta-feira (15/11), durante a Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Kuala Lumpur, na Malásia. O evento está acontecendo ao longo desta semana, entre os dias 14 e 17 de novembro.
Convidado pelo Sistema OCB, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falará ao público sobre o Dia C, que fomenta ações de transformação social, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

"É uma honra ter a oportunidade de apresentar esse projeto, que já alcançou mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil e fez com que mais de 802 cooperativas reafirmassem seu interesse e compromisso com as comunidades onde estão inseridas. O nosso desejo é que o Dia C expanda as fronteiras brasileiras e alcance as pessoas de todo o mundo", disse Scucato.

O dirigente integrará um painel, no dia 15, chamado "Cooperativas para 2030: Exemplos do Engajamento das Cooperativas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)". Nele, será mostrada uma plataforma on-line em que cooperativas podem compartilhar suas iniciativas de engajamento para o alcance dos ODS, uma agenda mundial da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. O Dia C é uma das ações que serão exibidas como exemplo bem-sucedido de integração dos ODS ao planejamento estratégico das cooperativas.

Essa apresentação foi motivada pelo discurso feito pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, sobre a campanha, em julho deste ano, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A Unidade Nacional fará outra palestra durante o evento, ministrada pela gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, sobre o comércio brasileiro entre cooperativas com a demonstração do Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras.

Reuniões bianuais

A ACI realiza assembleias gerais a cada dois anos para aprovar o planejamento e as contas da entidade e os locais são decididos por eleição nas reuniões do Conselho, sendo que há um rodízio de continentes. Atualmente, 96 países fazem parte da organização.

A cada quatro anos, são feitas também eleições para presidência e para os membros do Conselho, que é formado por 15 membros eleitos em assembleia, sendo que cada país só pode ter um candidato. Em 2017, serão 25 candidaturas para o conselho e duas para a presidência da entidade.

O Brasil integra o Conselho da ACI há 25 anos. Neste ano, busca novamente integrá-lo por meio da candidatura de Onofre Cezário, presidente da OCB/MT e diretor da OCB.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100